III SEMANA DE ARTE E CULTURA DO IFPR JACAREZINHO – Campus Jacarezinho

Semana de Arte e Cultura

III SEMANA DE ARTE E CULTURA DO IFPR JACAREZINHO

Organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), a III Semana de Arte e Cultura ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022.
Evento comemorativo aos 10 anos de criação do Curso Técnico em Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná/Campus Jacarezinho. Atualmente teve o currículo adaptado e recebeu nova nomenclatura: Curso Técnico em Teatro!

Consulte aqui o cronograma completo!

Segundo os organizadores da III Semana de Arte e Cultura:

Este é um evento comemorativo no qual celebraremos nossas memórias, histórias e parcerias. São 10 anos de um curso na área de cultura e arte. Revisitaremos a história do curso com a participação direta e ativa de seus egressos, seus estudantes atuais e até com estudantes que abandonaram o curso, mas que se propõem a debater e estar junto para esta comemoração. Revisitaremos as pesquisas e os diálogos com o corpo com professores que passaram por aqui nesses dez anos e aceitaram estar conosco nesta comemoração.

Convidamos para o primeiro dia de palestra a Profª. Drª. Adriane Gomes Maciel, celebrando o contato com a Universidade Federal de Londrina/Paraná, onde dois professores do curso de teatro se graduaram, fizeram mestrado, e um deles fez também o doutorado. E de onde sempre convidamos e temos o prazer de receber professores nas edições anteriores das Semanas do Núcleo de Arte e Cultura do campus Jacarezinho.

Celebramos o contato com o SESC, agradecendo à pessoa da Elaine Stramare e com a UENP, agradecendo à pessoa do James Rios, com os quais ano a ano trocamos conhecimentos e auxiliamos uns aos outros na organização do Festival de Teatro EnCena, com formação de público, e assistindo e prestigiando espetáculos trazidos à cidade pelo SESC. E com a Diretoria de Cultura da UENP com a qual estamos em contato constante, em especial agora com a criação do Parque de Cultura, Esporte e Lazer onde temos encontrado apoio para apresentações de processos cênicos do curso. E essa parceria tem sido porta de convites para outras apresentações externas ao campus IFPR/Jacarezinho.

Em especial, nesta III Semana de Arte e Cultura do IFPR/Jacarezinho celebramos a importância do Conjunto Amadores de Teatro para a criação, manutenção e permanência, com êxito, de um curso de Teatro no interior do Paraná. O CAT exerce uma força motriz para que hoje possamos comemorar os dez anos de Teatro no IFPR/Jacarezinho. E é por isso que esse evento só pode acontecer hoje como uma importante homenagem à memória de Geraldo Silva.