Campus Jacarezinho organiza I Semana de química – Campus Jacarezinho

Semana da Química e Alimentos

Campus Jacarezinho organiza I Semana de química

Entre os dias 12 e 16 de agosto, o curso de Licenciatura em química com ênfase em ciência da natureza realizou a I Semana de Química. O evento contou com palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos que envolveram pesquisadores, professores e estudantes de toda a região do Norte Pioneiro.

No primeiro dia de evento, ocorreu a palestra “Acidente radiológico com o Césio-137 em Goiânia”, com o Dr. Eduardo Inocente Jussiani (UEL). Depois, a mesa-redonda “O uso da radiação: riscos e benefícios”, com o Dr. Eduardo e o Prof. Mdo. Ronaldo da Silva Cunha.

No segundo, um dos mais agitados, aconteceram três palestras: “Reaproveitamento de resíduos na indústria sucroalcooleira: o presente e as novas perspectivas tecnológicas”, com o Prof. Dr. Márcio Berezuk (UTFPR); e “Estratégias físico-químicas e biológicas na remoção de contaminante”, com a Dra. Tatiane Brugnari (UEM/UTFPR); e “Conservação do solo para preservação da biodiversidade, produção de alimentos e de água”, com o Prof. Dr. Edson Piroli (UNESP), que encerrou a noite.

No terceiro dia, o foco foi o ensino de Química, com a palestra “As contribuições das pesquisas em Ensino de Química”, com a Me. Viviane Arrigo (UEL). Nessa palestra, o participantes puderam reforçar a base que já possuem sobre a importância dos educadores para o ensino das Ciências e de como temos desafios pela frente quando o assunto é Educação.
Ainda no terceiro dia, os participantes puderam escolher um dos seguintes minicursos para fazer: Cosméticos naturais – Thálita Eloy; Alterações química e físicas durante o processamento do café – Andre Luiz Buzzo Mori; Controle Natural de Vetores: Solução para o Combate ao Aedes aegypti – Ms. Rodrigo Neves de Oliveira (Forrest Brasil); Biodisponibilidade de nutrientes – Daniel Estevão de Sousa Lopes; Dinâmica do Mel: da colmeia ao consumidor – José Renato da Silva.

Na quinta-feira, quarto dia de evento, foi a vez dos estudantes realizarem suas apresentações orais e de banners. Também foi o dia de os estudantes apresentarem suas experiências da residência pedagógica, trabalhos de IC e estudos iniciais, que foram iniciados em pouquíssimo tempo, mas com muita dedicação e propriedade.

No último dia de evento, ocorreu a palestra “A verdade e a Ciência”, com o Perito Criminal da Polícia Científica de SP (e irmão da linda Fernanda!), Fernando Altvater. Na sequência, três falas sobre a profissão do químico fecharam a I Semana de química: Carlos Alves de Oliveira, do Conselho Regional de Química, falou sobre os detalhes da profissão, sobre as mil e uma funções que os químicos podem desempenhar; Anna Beatriz Sabino Ferrari, mostrou mais uma vez que a licenciatura e a ciência encantam e podem levá-los para mestrados, doutorados, pós-doutorados; e Priscila da Silva Brizzi, mostrou, na prática, que é possível cursar licenciatura em química e não dar aulas.

De acordo com os organizadores, a I Semana da Química do Campus Jacarezinho surgiu da necessidade de aproximação dos profissionais e de temáticas variadas na área da Química com os discentes da Instituição, como fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos e trocas de experiência acadêmica. Através do evento, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas pesquisas de trabalho de conclusão de curso e demais projetos realizados na instituição, como ensino e extensão.

Para a professora Fabíola Dorneles Inácio, “estiveram no Campus Jacarezinho 14 profissionais qualificados que vieram de graça para contribuir com nosso evento. E eles vieram, certamente, por acreditarem que a ciência e o ensino, sem desvincular uma coisa da outra, são as únicas formas de mudar o mundo e dar esperança para o futuro da humanidade. O pensamento da organização deste evento vai de encontro com os nossos parceiros: precisamos valorizar a educação e a ciência!”