Campus Jacarezinho realiza a II Semana de Educação Física – Campus Jacarezinho

Semana da Educação Física

Campus Jacarezinho realiza a II Semana de Educação Física

Estudantes se exercitando

Entre os dias 13 e 17 de maio, o Campus Jacarezinho realizou a II Semana de Educação Física, SEF, um evento organizado pelos professores Elaine Valéria Cândido Fernandes e Wagner Fernandes Pinto, professores de Educação Física, com o propósito de levar à comunidade regional práticas de esporte e lazer com foco na promoção de saúde e bem estar. Nessa segunda edição, a temática adotada foi “Integração com a Comunidade”.

Na segunda-feira, a bombeiro civil e socorrista Rosana Aparecida de Souza e o docente Wagner Fernandes Pinto abordaram o tema Segurança no trabalho: prevenção e primeiros socorros aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de eletromecânica, eletrotécnica e mecânica. Na parte da tarde, alunos do Colégio Elo e do campus participaram de um torneio de xadrez, orientados pelos professores Fábio Cincotto e Liliane Milanezi Lopes. No período noturno, o professor Carlos Eduardo de Araújo fechou as atividdes com uma fala sobre Exercício físico na promoção da saúde aos estudantes do IFPR e da UENP.

No segundo dia de eventos, terça-feira, a estudante de fisioterapia Rafaela Maria de Souza e o professor de educação física Afonso de Mello Tibúrcio ministraram a palestra Ergonomia e saúde aos escolares do curso técnico integrado ao ensino médio de informática. À tarde, os estudantes da residência pedagógica e a professora Elaine realizaram atividades recreativas com alunos da Escola Municipal Arlindo Bessa Jr. O período noturno foi agraciado com uma atividade prática de capoeira, ministrada pelo grupo Modelo Cidadania.

Na quinta-feira, a estudante de fisioterapia Rafaela Maria de Souza e os professores de educação física Afonso de Mello Tibúrcio e Carlos Guilherme Pimentel de Souza palestraram sobe Nutrição esportiva e a importância do profissional de educação física na indústria alimentícia aos escolares do curso técnico integrado ao ensino médio de alimentos. À tarde, os estudantes da residência pedagógica e a professora Elaine realizaram atividades recreativas com alunos da Escola Municipal Renato Azzolini

No último dia de eventos, o professor Wagner Fernandes Pinto ministrou um aulão de ginástica para todos os alunos e servidores do campus e colocou todos para se exercitarem, conscientizando-os para a adoção de um estilo de vida saudável e ativo. Na parte da tarde, os estudantes da residência pedagógica e a professora Elaine realizaram atividades recreativas com alunos das Escolas municipais Johann Probst e Ismênia de Lima Peixoto.

De acordo com os organizadores do evento, “a segunda edição da SEF teve um ótimo resultado, conseguimos durante a semana toda atender aproximadamente mil pessoas, entre estudantes do campus e de outras instituições da região”. Eles avaliam que “esse formato da SEA, conseguimos atender as demandas específicas de todos os cursos do nosso campus e ainda promover a integração entre as escolas do município”.

Para Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andreza Tangerino Mineto, “A II Semana da Educação Física do Campus Jacarezinho superou as expectativas. Diferente do ano passado, o evento possibilitou a participação dos estudantes dos cursos noturnos que tiverem grande adesão às atividades. Outro ponto forte foi a integração com a comunidade, estudantes de diversas escolas puderam conhecer um pouco do nosso campus. Espero que eventos como esses sejam cada vez mais fortalecidos em nossa instituição, uma vez que são de extrema importância para a formação dos nossos estudantes”.