Estudantes da Engenharia de Controle e Automação do Campus Jacarezinho fazem visita técnica à Toyota – Campus Jacarezinho

Visita Técnica

No dia 15 de junho de 2023, os estudantes e professores do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Jacarezinho realizaram uma visita técnica à fábrica de automóveis da Toyota em Sorocaba, onde são produzidos os modelos: Yaris, Corola Cross e Etios.

A visita técnica foi uma importante oportunidade para os estudantes do curso ampliarem seus conhecimentos quanto ao mundo do trabalho e vivenciarem as demandas locais e regionais da indústria de automação. A experiência ofereceu uma compreensão prática do processo de fabricação de automóveis, desde a concepção e da gestão do projeto até a produção em larga escala. Os estudantes puderam ver como os automóveis são montados e testados, bem como as técnicas de controle de qualidade e segurança do trabalho aplicadas durante todo o processo.

O Prof. Ricardo Breganon, que organizou a visita técnica, destaca que:

“As visitas técnicas são importantes para que os estudantes observem o processo de fabricação de automóveis em tempo real e vejam como as teorias e conceitos que aprendem na sala de aula são aplicados na prática. Além disso, proporciona experiência quanto às soluções de automação, pois a fábrica da Toyota possui um sistema moderno de automação em sua linha de produção, o que consiste em uma oportunidade única para os estudantes de Engenharia de Controle e Automação observarem as soluções de automação implementadas em grande escala. Nestas oportunidades, são assimilados conteúdos sobre sistemas de sensores, controle de movimento, tecnologias de robôs e outras técnicas de automação, que são aplicadas na fábrica para aumentar a eficiência e reduzir os custos.”