Estudantes do IFPR campus Jacarezinho visitaram o Instituto Butantan – Campus Jacarezinho

Visita Técnica

Estudantes do IFPR campus Jacarezinho visitaram o Instituto Butantan

No dia 19 de setembro, uma turma de estudantes do IFPR campus Jacarezinho participou de uma visita técnica em alguns departamentos e museus dentro do Instituto Butantan, em São Paulo. Eles foram acompanhados pelas professoras Natália Rincon, Fernanda Altvater e Fabíola Dorneles.

Um dos locais visitados foi o Museu Biológico, onde foi possível conhecer diversos animais que são cuidados diariamente pela equipe do Butantan, tais como serpentes, escorpiões, aranhas, tartarugas e outros répteis. A monitora do museu tirou dúvidas dos estudantes e contribuiu com informações importantes sobre prevenção e cuidados com animais peçonhentos ao final do passeio.

Outro local interessante visitado foi o Museu de Microbiologia, onde os estudantes puderam ter contato com diversas espécies de micro-organismos, protótipos em 3D, atividades lúdicas e equipamentos antigos usados para as pesquisas do Instituto Butantan desde sua fundação. No primeiro Museu da Vacina da América Latina, que foi inaugurado em 2023, a interatividade e modernidade surpreendeu a todos, pois foi possível entrar em contato com exposições dinâmicas, hologramas e jogos divertidos em um espaço com muita informação e história sobre campanhas de vacinação e muito material que visa chamar a atenção da população sobre a necessidade da vacinação, dialogar sobre ciência e demonstrar o quanto os imunizantes são seguros e eficazes. Para conhecer um pouco mais da história e fundação do Instituto Butantan, o Espaço Terra Firme proporcionou uma viagem no tempo, desde quando o primeiro laboratório foi criado, em meio a um estábulo, onde os primeiros testes com vacinas e soros foram produzidos usando cavados no seu processo de fabricação. Foi fantástico e um privilégio saber mais sobre a história desse local, que é mundialmente conhecido e importante. Além desses espaços, a comitiva do IFPR campus Jacarezinho passeou pelo Horto Oswaldo Cruz, o macacário e o serpentário, espaços que faziam parte do trajeto por onde a visitação aconteceu. Sem dúvida, foi uma experiência única para todos!

Segundo a Beatriz Von Rainer Harbach de Oliveira:

A visita que o IFPR realizou até o Instituto Butantan foi sem dúvidas inesquecível! Claro que além de termos nos divertido, pudemos aprender muito e particularmente acredito que essa seja a melhor e mais rápida forma de aprender, se divertindo durante o processo e isso é algo que o if sempre dá um jeitinho de fazer. Tenho certeza absoluta de que não fui a única que se impressionou com tudo que viu e aprendeu e a gratidão ao IFPR por nos proporcionar isso tudo é imensa.

Para o estudante Eliedson Mateus Oliveira Correa:

Para mim, a visita foi incrível, superando todas as minhas expectativas. Uma experiência que eu levarei para vida.