Formação pedagógica e práticas inclusivas: teoria e prática no campus Jacarezinho – Campus Jacarezinho

CAPACITAÇÃO

No dia 10 de abril, o campus Jacarezinho realizou mais um momento de formação pedagógica. Neste encontro, o campus contou com a presença da professora Mestra Thays de Oliveira para trabalhar a temática Audiodescrição (AD), recurso utilizado para pessoas cegas e com baixa visão. Este método facilita a aquisição de conhecimentos dos estudantes que não apresentam limitações visuais. O convite para a apresentação da professora surgiu da necessidade em encontrar e produzir materiais que atendam efetivamente as demandas dos estudantes cegos.

Segundo a professora, o aluno cego necessita de recursos educacionais que valorizem a audição e o tato, uma vez que não pode utilizar a visão como meio principal de acesso ao conhecimento.  Nessa perspectiva, Thays de Oliveira defende que os alunos deficientes visuais não sejam meros receptores, mas construtores de conhecimento por meio do uso de diversos recursos disponíveis e acessíveis para o processo de ensino-aprendizagem de todos na sala de aula.

Os servidores que participaram gostaram muito da palestra. “Foi uma abordagem riquíssima e trouxe grandes possibilidades de estratégias a serem desenvolvidas, além de sensibilizar os participantes para a realização da inclusão e respeito à diversidade”, afirmou Meire Martoni, assistente social do campus Jacarezinho.

Na última quinta (18), esteve presente, Campus Jacarezinho, a professora Rosangela Braatz, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), ministrando a palestra Como lidar com pessoas cegas para os alunos da Unidade curricular: Donos do Poder, ministrada pelo professor Jéfferson Balbino. Na ocasião, a professora Rosangela trouxe uma abordagem didática sobre como abordar um cego e incluí-lo no ambiente social. A professora ainda propôs aos alunos uma dinâmica na qual eles puderem vivenciar a vida de uma pessoa cega caminhando pelo campus com os olhos vendados.