Reitor(a) e diretor(a)-geral – Processo Eleitoral 2023 – Campus Jacarezinho

Processo Eleitoral

Reitor(a) e diretor(a)-geral – Processo Eleitoral 2023

Nós próximos dias, uma comissão formada por conselheiros do Consup irá elaborar e divulgar os critérios de formação das comissões eleitorais Central e dos campi.

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (24), o Conselho Superior do IFPR (Consup) deflagrou o processo de consulta à comunidade escolar para a escolha de reitor(a) e de diretores gerais dos campi.

A oficialização da decisão se dará por meio de resolução do Consup, a ser publicada nas próximas horas. A minuta foi apresentada na reunião do Conselho e aprovada pela maioria dos conselheiros, com algumas modificações.

Em síntese, ficou decidido que o processo de consulta (eleições) será finalizado em até noventa dias, contados a partir de 24/08/2023, e terá turno único.

Votação no Consup

Na definição entre a realização das eleições em um ou dois turnos, 14 conselheiros votaram pela realização da eleição em turno único e sete pela eleição em dois turnos.

Os conselheiros também deliberaram sobre a eleição para diretores gerais dos campi avançados, sendo 19 votos favoráveis e um contrário à realização de consulta para a escolha de diretor(a) geral de campi avançado.

Comissão do Consup

Uma comissão composta por quatro membros do Consup ficou responsável por adotar os procedimentos necessários para realizar os processos de constituição das comissões eleitorais dos campi e da Comissão Eleitoral Central.

Esta comissão do Consup é composta pelos seguintes conselheiros:

• Celso Luiz Buiar, docente, representante dos diretores gerais de campus;
  • Marcelo Mazzetto, representante dos técnicos administrativos;
  • Fernanda do Carmo Cezario, representantes dos discentes;
  • Sandra Cristina Ferreira, representante do Setor Público e/ou Empresa Estatal.

Comissões Central e dos campi

As comissões eleitorais dos campi serão compostas por nove membros, eleitos pelos seus pares em cada unidade, sendo três representantes do corpo docente, três representantes dos servidores técnicos administrativos e três representantes dos estudantes, com igual número de suplentes.

A Comissão Central será composta por integrantes das comissões locais.

Assista à íntegra da reunião do Consup

Página do Processo de Consulta

As informações sobre o processo de consulta serão reunidas na página de Processos Eleitorais