Campus Jaguariaíva retoma atividades de ensino presenciais nesta semana – Campus Jaguariaíva

Campus Jaguariaíva retoma atividades de ensino presenciais nesta semana

Em virtude do aumento expressivo de casos no município de Jaguariaíva e região as atividades de ensino foram suspensas temporariamente em janeiro de 2022 para preservação da saúde dos estudantes e por alguns servidores encontrarem-se afastados do Campus, dificultando o atendimento e a higienização dos espaços.

A partir do dia 07/02/2022 estão autorizadas atividades administrativas e de ensino presenciais previstas na Fase 4 do Plano de Ação para o combate e controle da COVID-19 nas ações do retorno as atividades presenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFPR Campus Jaguariaíva.

Os calendários com o descritivo das atividades presenciais em cada Fase serão apresentados e aprovados nos colegiados de cada curso, priorizando intervalos e horários de entrada e saída diferentes para cada turma para evitar aglomerações.

As aulas presenciais no Campus Jaguariaíva estão autorizadas para todas as turmas, conforme cronograma aprovado nos colegiados dos cursos.

Fase 4

De acordo com o Plano de Ação, estão autorizadas:

• Atividades não presenciais em alternância com atividades presenciais de ensino para todas as turmas;
  • Atividades administrativas com horários de atendimento presencial à comunidade interna e externa;
  • Disponibilização gradual e com capacidade reduzida de laboratórios de informática e/ou outros ambientes como a biblioteca.

Levantamento

Foi aplicado um levantamento de dados através de formulário online entre os dias 24/01 e 01/02/2022 entre servidores e estudantes do IFPR Campus Jaguariaíva para verificar algumas informações atualizadas a respeito da Covid-19, da vacinação e do retorno presencial. Dentre os 259 respondentes voluntários verificou-se:

• 86,9% tomou 2 doses ou dose única
  • 80,4% foram favoráveis ao passaporte vacinal (aprovado no Consup)
  • 68,1% pretendem realizar as atividades presenciais no IFPR Campus Jaguariaíva

Orientações de afastamento e monitoramento de casos suspeitos e/ou confirmados nas instituições de ensino públicas e privadas do município de Jaguariaíva:

Segundo ofício publicado pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Jaguariaíva em 04/02/2022, contatos identificados de casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento por um período de até 10 (dez) dias após a data do último contato com o caso confirmado para COVID-19, ou 05 (cinco) dias se exame negativo no quinto dia do contato.

Turma Suspensa: Classes que apresentem dois ou mais indivíduos (alunos ou colaborador) suspeito ou confirmado de Covid-19, em isolamento, com vínculo temporal. Estas devem ter as aulas suspensas pelo período de 10 dias a contar da data de contato com o caso índice.

Surto na turma ou na Instituição de Ensino: caracterizados quando são detectados 3 ou mais casos de indivíduos positivos por RT-PCR com vínculo temporal, ou seja, casos que ocorreram em menos de 10 dias entre eles e em condições sugestivas de que a transmissão ocorreu na Escola.

Orientações da Comissão Local Covid-19

A Comissão orienta que ao longo do mês de fevereiro servidores e estudantes procurem:

• Evitar confraternizações/compartilhamento de alimentos no Campus;
  • Informar sobre casos suspeitos/confirmados para Lisandra ou outro representante da Comissão Local da Covid-19;
  • Reforçar a empatia com estudantes e colegas, evitando contato próximo desnecessário;
  • Orientar casos suspeitos de Covid-19 a procurarem atendimento médico nas unidades de saúde do Município.