IFPR realiza ação educativa e cultural em parceria com setores públicos do município – Campus Jaguariaíva

ENSINO

Durante todo o mês de agosto, o Campus Jaguariaíva está participando das ações educativas do Programa Sorriso Infantil, que está em sua 9ª edição e é promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, Cultura e Esporte de Jaguariaíva.

Sob a supervisão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), os estudantes voluntários do projeto de extensão União Cultural do IFPR Campus Jaguariaíva, elaboraram uma peça de teatro com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre os bons hábitos de saúde bucal.
Além das sessões apresentadas junto ao público infantil de quatro escolas municipais, a peça também foi filmada para fins de exibição em mais 16 instituições de ensino infantil do município.

A ação é coordenada pelo departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e de acordo com a odontologista Caroline Stalhschmidt. “O intuito é proporcionar essa troca intensa de saberes entre jovens e crianças. Entendemos que a linguagem teatral é capaz de auxiliar tanto as crianças que assistem ao espetáculo, quanto os adolescentes que o encenam. Achei muito rica a participação de todos, sem exigir profissionalismo, porém, exigindo muito respeito com o compromisso assumido”, declarou a diretora do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.

Para a estudante Hemily Fernandes, que também é representante discente do NAC do campus, “a participação nesta ação está sendo uma experiência incrível para todos nós! Estamos tendo a oportunidade de trabalhar com um público com o qual não estamos acostumados: as crianças. Isso torna a experiência ainda mais valorosa para nós. É um público muito aberto e receptivo que faz com que a atividade seja mais interessante e divertida. É fato que ser uma fada do dente ou um super herói desperta interesse e facilita o aprendizado das crianças, o que nos auxilia na emissão da mensagem conforme os objetivos do projeto Sorriso Infantil. Para mim, a interação com a comunidade é uma forma de mostrar o que produzimos, e uma maneira de divulgar as nossas ações artísticas gerando cada vez mais representatividade cultural. Como uma das idealizadoras do projeto União Cultural em que atuo como voluntária, é grandioso ver que conseguimos cumprir nossos objetivos alcançando as pessoas por meio da arte”, comentou a discente.