XETÁ: refletindo sobre o ser humano e o meio ambiente – Campus Jaguariaíva

XETÁ: refletindo sobre o ser humano e o meio ambiente

Arte do evento foi desenvolvida pelo aluno Gabriel Rogério da Silva

O Campus Jaguariaíva promoveu sua 2ª Mostra Científica Multidisciplinar no dia 13 de junho com diversas atividades para alunos e visitantes.

Neste ano, o tema do evento foi a influência antrópica no Ambiente. Com o objetivo de resgatar e valorizar a história dos indígenas que muito fizeram (e ainda fazem) pela natureza, os estudantes optaram por nomear o evento de XETÁ, fazendo referência à etnia indígena que viveu no Paraná.

Nesta edição da Mostra Científica Multidisciplinar foi possível perceber que podemos estabelecer relações mais harmônicas com o Meio Ambiente. Acreditamos que eventos como este podem produzir conhecimentos que têm potencial para transformar a trajetória de cada uma e cada um dos estudantes, e, consequentemente, transformar também a sociedade.

Victor Augusto Bianchetti Rodrigues – Membro da Comissão Organizadora do Evento

Em parceria com a Floresta Nacional de Piraí do Sul – FLONA, os estudantes do 2º e 3º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio trabalharam em grupos para elaborar expositores sobre diversas temáticas ambientais. Futuramente, os trabalhos irão compor o acervo do museu da FLONA.

Os expositores foram produzidos pelos alunos ao longo de dois meses com o objetivo de tratar de maneira interativa temas ambientais.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio propuseram uma reflexão sobre o descarte e reaproveitamento de alimentos. Também mostraram sobre as constelações indígenas.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio resgataram a memória histórica dos Xetá através de duas salas temáticas e um painel na entrada do campus.

Os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio apresentaram sobre Direitos Humanos e Políticas Ambientais.

Além das salas temáticas e dos expositores, os alunos e visitantes puderam aprender mais sobre fósseis e votar nos melhores expositores, que receberam uma premiação ao final do dia.

Coleção de fósseis faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Jaguariaíva

A performance cultural entitulada “Xetá: existência, resistência, [reticências]”, com a palavra “reticências” em destaque, desafiou-nos a uma reflexão sobre qual o futuro dos povos que até hoje lutam por direitos que são seus.

O evento contou ainda com quatro palestras:

– “A importância dos remanescentes naturais e as interações antrópicas”, por Harisson Luiz Pires, da Guará Projetos Ambientais;

– “Cultura e história Xetá: tradições e resistências”, por Fábio Lucas da Cruz e Mylena Beatriz de Paula, do IFPR Campus Campo Largo;

– “Programa Feira Verde”, por Marcela Bertoni de Carvalho, da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva;

– “Conservação e restauração na FLONA de Piraí do Sul”, por Jézili Dias, da UTFPR Campus Ponta Grossa

Palestras com a temática do evento ocorreram ao longo do dia