O belo clube de campo Harmonia sediou as competições da modalidade de vôlei de praia, uma das oito disputadas nesta também oitava edição dos Jogos do IFPR. Pela manhã, o sol de Umuarama deu uma aliviada e o tempo nublado ajudou no desempenho dos atletas, que jogaram tanto no período matutino quanto vespertino. Um dos imprevistos foi um atraso nos jogos. As partidas duraram mais que o esperado, e fizeram com que a Comissão de Arbitragem dos JIFPR, com anuência das delegações e da Comissão Organizadora, tivessem que revisar o horário das partidas e prolongassem a competição.
A previsão inicial era de que as finais fossem disputadas nesta quarta-feira, dia 07. No entanto, as partidas decisivas foram realizadas na quinta-feira, dia 8 de outubro.
A jogadora de vôlei de praia de Ivaiporã, Bruna Helena Monteiro Passos, do curso de técnico de Informática, já participou de duas edições do JIFPR e se dizia confiante e com muita vontade de entrar na quadra de areia.
Para ela, treinar o esporte é uma distração para o dia-a-dia puxado de estudos, especialmente em véspera de vestibular. “A expectativa é de chegar nas finais, pois treinamos o ano inteiro e participamos de outras competições”. A dupla da Bruna, é a atleta Daniela Correa da Silva, caloura nos Jogos. “É uma experiência nova. Em que jogamos, fazemos amizades e estamos nos divertindo”. Ela conta que para treinar forte, é preciso saber administrar o tempo. “Saber a hora de estudo e também dedicar o tempo necessário ao esporte, até porque conseguimos sentir os benefícios da atividade física”.
A atleta Heloísa Lima Masrtusevicz, do curso técnico de Biotecnologia, do Campus Londrina, disputou vôlei de praia. Para a estudante, que está participando de sua segunda edição dos Jogos, mas é novata na modalidade, havia chance de medalhas devido ao bom entrosamento com a colega Manoela Aparecida Stochi Rocha, também do curso de Biotecnologia.
A surpresa é que é a primeira competição das duas na dupla. Para Heloísa, aliar esporte e estudos é benéfico, pois o esporte contribui para aprender a atuar em equipe, respeitar os adversários e favorece a integração tanto entre estudantes das mesmas delegações, como de outros campi. “Embora seja desgastante, o esporte colabora muito. Estou fazendo meu TCC e se não fosse o esporte para arejar a cabeça eu não sei se eu conseguiria. O esporte me acalma e inspira. Eu estou treinando e penso, vou escrever meu TCC e escrevo bastante coisa, pois tirei todo o peso da minha cabeça”.
Confira os campeões na modalidade:
Feminino
1º lugar: Cascavel
2º lugar: Ivaiporã
3º lugar: Capanema
4º lugar: Londrina
Masculino
1º lugar: Curitiba
2º lugar: Pitanga
3º lugar: Campo Largo
4º lugar: Assis Chateaubriand
Saiba mais
- JIFPR: Umuarama é destaque nas disputas de xadrez
- Vídeo: Primeiro dia de competições já tem medalhistas
- JIFPR: Tênis de mesa encerrou disputas nesta terça (06)
- Primeiro dia de competições do JIFPR foi marcado por provas de atletismo
- Competições #JIFPR acontecem em cinco locais em Umuarama! Saiba quais!
- Jogos de vôlei são sediados no novo ginásio do Campus Umuarama
- Jogos do IFPR contam, pela primeira vez, com delegações de todos os campi
- Jogos do IFPR devem reunir 700 estudantes-atletas em Umuarama
- Vídeo: Estudantes revelam expectativas para os #JIFPR2018.
Publicada no dia 7 de outubro, às 18h05.
Atualizada no dia 12 de novembro, às 19h13.