8ª Semana Cultural do Campus Pinhais é sucesso entre os estudantes  – Campus Pinhais

8ª Semana Cultural do Campus Pinhais é sucesso entre os estudantes

A 8ª Semana Cultural do campus Pinhais, organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), já conta com a participação de mais de 300 pessoas, entre palestrantes e ouvintes, comunidade interna e externa. A programação deste ano segue na mesma linha de anos anteriores, com várias atrações culturais e diversidade de atividades propostas que tem agradado os estudantes, como, por exemplo, a aluna Íris Barbosa Ribeiro disse que está adorando a Semana Cultural. Ela afirma que antes de estudar no campus nunca tinha tido contato com um evento como este, tão diverso, em que pôde participar de oficinas de polonês, russo e até esperanto, idioma que ela não sabia da existência. Além disso, ela e outros estudantes puderam propor e ministrar atividades aos interessados, alguns exemplos são os casos da oficina de jazz (ministrada pela estudante Íris Barbosa Ribeiro), da oficina de Canva (ministrada pela aluna Fernanda Crystina) e a oficina “desvendando crimes através da lógicaD (de estudantes do Bacharelado em Ciência da Computação).

O campus foi tomado por manifestações artísticas para todos os gostos. Na Biblioteca é possível conferir a exposição “Arte IFPR”, organizada por estudantes do ensino médio do campus, e, também, uma nova obra de arte doada ao campus por um artista local, já conhecido pela comunidade acadêmica: Claudy Ribeiro. Claudy, que cria esculturas a partir de sucatas e que já havia doado um pinheiro para o campus em 2015, doou uma guitarra. Na área externa há uma exposição de pinturas feitas pelos estudantes com tintas criadas na disciplina de química, com a professora Karina Soares, e a caixa d’água do campus está ganhando vida e cor com a oficina Artes Gigantes – ministrada pela estudante Isabelle Louise Pereira.

Além das oficinas e rodas de conversa, na quinta-feira foi realizada uma visita técnica ao Museu Oscar Niemeyer. Para muitos estudantes foi a primeira visita ao museu. Mais de 100 estudantes participaram desta ação e puderam apreciar obras de arte de vários períodos históricos e de várias partes do mundo.

E como já é tradição, o encerramento será nesta sexta-feira, dia 19 de maio, com o Palquinho, com a apresentação de IFClipes, teatro e muita música e dança!

Para saber tudo o que aconteceu ao longo da semana, consulte a programação completa no site: https://www.even3.com.br/semanacultural2023/