História – Campus Pinhais

Atualizado em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada à educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A Instituição foi criada em dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Atualmente, o IFPR já possui campi espalhados por todo o estado do Paraná e continua em expansão, com a missão institucional de promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a
sustentabilidade.

O Campus Pinhais, por sua vez, foi inaugurado oficialmente em 19 de março de 2015, mas desde 2014 ofertava cursos no município, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE).

Atualmente o Campus Pinhais oferece:

Em seu escopo de atuação, o IFPR Campus Pinhais consolida sua visão institucional: ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social.

Conheça um pouco mais de nosso Campus assistindo os vídeos abaixo:

Conheça um pouco mais da história do Campus acessando a galeria de imagens.