Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Pinhais foi finalizada com muita alegria em concurso de fantasias – Campus Pinhais

Eventos

A Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Pinhais é motivada pelo Decreto nº 84.631/1980, que institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Este ano o evento foi realizado no campus entre 13 e 16 de junho e contou com diversas ações que buscaram movimentar o espaço físico da Biblioteca e incentivar a leitura e acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Antes mesmo do evento ter início foram criados e distribuídos marcadores de página exclusivos da Semana do Livro e da Biblioteca, ao realizar um empréstimo um marcador de páginas seguia junto como brinde e como incentivo para a participação nas atividades.

A programação e divulgação do evento foram organizadas pelos participantes do Clube de Leitura do campus, juntamente com alguns servidores que contribuíram para que o evento fosse realizado. Foram exibidos alguns curtas-metragens “Alike”, “Hair love” e “Tamo junto” durante o intervalo da manhã de terça e sexta-feira na Biblioteca. Duas oficinas tiveram espaço na semana: de pintura em tela – na qual os inscritos foram convidados a experimentar a técnica de pontilhismo, utilizando tinta para tecido – e oficina de bordado em roupas e objetos – na qual os inscritos puderam experimentar fazer alguns pontos simples de bordado livre em estojos, blusas e mochilas.

Duas novidades deste ano foram o bingo literário e o Sarau poético. Mantendo a tradição, tivemos Feira de Troca de Livros, Café coletivo, mesas de RPG e concurso de fantasia. Durante toda a semana aconteceram sorteios de brindes e premiações, como chaveiros, marcadores de página, broches com a marca da Semana do Livro e da Biblioteca e vales presentes da Livraria Curitiba.

O estudante Diogo Victor da Silva, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, contou que gostou de participar da organização do evento e que a atividade que mais gostou foi a Feira de Troca de Livros. Segundo Diogo “é interessante fazer as coisas e ver mais pessoas tendo o interesse em leitura por meio do evento. Ultimamente comprar livros novos é caro e na feira deu para se desfazer de um livro lido e trocar por outro”. Já a estudante Maria Eduarda da Silva de Oliveira, também do curso Técnico em Informática, gostou do Concurso de Fantasias e recomenda a participação nas próximas edições da Semana do Livro e da Biblioteca para “todos aqueles que querem desviar da rotina cansativa e que gostam de usar a criatividade”.

Texto e imagens: Caroline Veroneze