Alunos do 4º ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio realizam pré-defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso na Biblioteca do Campus Pinhais – Campus Pinhais

Eventos

Na última terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de junho, os alunos do 4º ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Pinhais realizaram as pré-defesas de seus trabalhos de conclusão. As apresentações ocorreram na Biblioteca do campus, com a presença de colegas, professores e convidados.

As pré-defesas são etapas importantes no processo de conclusão dos cursos técnicos integrados, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentarem seus projetos e receberem feedbacks construtivos antes da defesa final. Durante as apresentações, os estudantes tiveram a chance de compartilhar os resultados parciais de seus trabalhos de pesquisa, demonstrando seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Ao todo, foram apresentados 12 trabalhos abordando uma variedade de temas relacionados à informática, como desenvolvimento web e mobile, jogos e robótica aplicados às áreas de saúde, educação, turismo e segurança. Cada equipe teve 5 minutos para expor seu trabalho, seguido por uma sessão de perguntas e comentários por parte da banca avaliadora, composta por professores especializados na área, com destaque para a presença do professor Claudio Navarro, dono e diretor da Multiplano – Tecnologias Educacionais e organizador do Salão de Robótica.

A Biblioteca do campus Pinhais, espaço destinado ao estudo e pesquisa, proporcionou um ambiente adequado para as pré-defesas, com recursos audiovisuais e conforto para os participantes. A comunidade acadêmica e os convidados presentes puderam acompanhar as apresentações e interagir com os estudantes, fortalecendo o ambiente de troca de conhecimentos e aprendizado.

A professora coordenadora do curso, Jeanine Geraldo Javarez, destacou a importância das pré-defesas como uma etapa crucial para a formação dos alunos. “As pré-defesas permitem que os estudantes aprimorem suas habilidades de apresentação, além de receberem sugestões e orientações valiosas para aprimorar seus trabalhos antes da defesa final. É um momento de crescimento e amadurecimento acadêmico para todos”, afirmou a professora.

Com o término das pré-defesas, os alunos do 4º ano agora se preparam para a defesa final de seus trabalhos, que ocorrerá nos meses de novembro e dezembro. A conclusão dos trabalhos de conclusão de curso representa um marco importante na jornada acadêmica dos estudantes, evidenciando todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo.

O Campus Pinhais parabeniza a todos os alunos que participaram das pré-defesas e deseja sucesso nas defesas finais, reconhecendo o esforço e dedicação de cada um em seus projetos.