Publicado em
Na quarta-feira (26), as estudantes Marjorie Cortez e Luisa Melo apresentaram a oficina intitulada “Desvendando Casos Criminais através da Lógica”, na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que é o maior evento científico da América Latina.
Neste ano, o evento está sendo realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e tem como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Os tópicos abordados incluem meio ambiente, educação, inteligência artificial e Direitos Humanos, refletindo as questões mais relevantes para o País e o mundo atual.
Na temática de educação em computação, as estudantes do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, orientadas pelas Professoras Lauriana Paludo e Ana Maria de Fátima Leme Tarini, abordaram uma introdução aos fundamentos da lógica proposicional, que consiste em verificar se argumentos, formado por orações compostas, são verdadeiros ou falsos, através da dedução lógica.
A oficina teve como objetivo principal exercitar o raciocínio lógico através da resolução de casos criminais utilizando os conhecimentos da lógica proposicional de maneira a incentivar o seu uso em ações futuras como resolver um problema de concurso ou ministrar uma palestra.