Estão abertas as inscrições para seleção de Agentes Territoriais de Cultura na Região Sul – Campus Pinhais

O Ministério da Cultura (MinC) lançou o edital de seleção para Agentes Territoriais de Cultura na Região Sul. A iniciativa faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A atividade é desenvolvida em parceria com alguns Instituto Federais, dente eles o Instituto Federal do Paraná. O Professor Jefferson Moraes, docente do Campus Pinhais, é Coordenador Adjunto da região Sul dos Agentes Territoriais de Cultura no Paraná.

No Paraná, estão disponíveis 34 vagas. Os profissionais receberão benefício mensal de R$ 1.200,00 durante 12 meses, auxílio inclusão digital de R$ 1.000,00, em parcela única, e R$ 25,00 mensais também durante 12 meses. O prazo das inscrições foi prorrogado para até 10 de junho, em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul.

O edital está aberto para pessoas físicas a partir de 18 anos de idade, alfabetizadas e com habilidades mínimas no uso de tecnologias digitais, residentes na região imediata do estado correspondente à vaga para a qual irão se inscrever, com reconhecida atuação na promoção de acesso a cultura em sua comunidade e com disponibilidade de atuação de 20 horas semanais.

Os agentes aprovados no processo receberão qualificação e formação continuada para o desenvolvimento de ações culturais, tais como atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios, encontros, eventos, ações de mobilização e articulação nas comunidades.