Atividades do evento “1º Abril Indígena – Entrelaçando Territórios, Ancestralidades e Direitos” organizado pelo NEABI-Pinhais são realizadas no Campus – Campus Pinhais

Eventos

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Pinhais organizou o evento “1º Abril Indígena – Entrelaçando Territórios, Ancestralidades e Direitos” para celebrar e promover a cultura e história dos povos indígenas. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, apresentações culturais e exposições, com destaque para a participação de dois representantes indígenas da Casa de Passagem e Cultura Indígena, Silas Ubirajara Donato de Oliveira e Ceia Kavenhkag Bernardo, além do antropólogo Patrick Leandro Baptista, e da parceria com o Colégio Newton Freire através da professora Ariana Rodrigues Guides.

O evento, que ocorreu nos dias 05, 10, 11, 12 e 13 de abril, foi aberto ao público e contou com a presença de um grande número de inscritos, incluindo estudantes, professores e membros da comunidade local. Ao todo, mais de 100 pessoas compareceram ao evento para aprender e celebrar a cultura indígena.

A programação do evento teve início com uma roda de leitura sobre o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, organizada em parceria com o projeto de extensão “Clube de Leitura” e conduzida pela professora Jeanine G. Javarez. Também houve uma exposição das logos inscritas no concurso do NEABI Cine Debate, com a apresentação do documentário “A última floresta”, e mediação do professor Cleverson Ramom Silva e Nereu dos Santos Filho e das estudantes Raianny Paixão Silva Reis e Maria Eduarda da Silva de Oliveira, bem como uma oficina sobre os territórios indígenas, conduzida pelas professoras Ariana Rodrigues Guides, Romany Martins e Magda Mascarello, onde os participantes puderam construir um mapa com base nas informações disponíveis nos sites Terras Indígenas e Socioambiental, demarcando os territórios dos povos originários. Foram realizadas, também, duas rodas de conversa, a primeira sobre história, decolonialidade e saberes indígenas, com as professoras Romany Martins, Amanda Kapp e Lays Gonçalves da Silva, e a segunda sobre representatividade indígena, memória e território, com Silas Ubirajara, Ceia Kavenhkag e Patrick Baptista.

O evento “1º Abril Indígena” foi um sucesso e ajudou a aumentar a conscientização sobre a importância da cultura e história dos povos indígenas. Outras duas atividades que também fazem parte do evento estão agendadas para os dias 26 de abril e 17 de maio. Na próxima quarta-feira (26), teremos uma roda de conversa com os autores e desenhistas que participaram do concurso de logos do Núcleo, e em maio, uma sessão de cinema no Colégio Newton Freire, seguida de debate sobre o documentário “A última floresta”, com mediação dos professores Cleverson Ramom, Ariana Guides e Nereu Filho.

O NEABI do Campus Pinhais planeja realizar mais eventos como este no futuro, para continuar promovendo a diversidade e inclusão cultural na comunidade acadêmica e local.