Dia 02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo – Campus Pinhais

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Dia 02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

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No dia 02 de abril, recorda-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, com o objetivo de levar informações à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desafios nas habilidades sociais, em padrões restritivos e repetitivos de comportamento e na comunicação verbal ou não verbal, podendo ser identificado de acordo com o nível de suporte (nível 1, nível 2, nível 3) que caracteriza o comprometimento apresentado pelo indivíduo.

Neste sentido é de extrema importância a promulgação de ações que objetivem proporcionar momentos de reflexão, diálogo e interação entre a comunidade acadêmica, as famílias e toda sociedade, com foco em minimizar todas as formas de opressão e atitudes capacitistas, primando pela promoção da inclusão social.

De modo a legalizar tal condição e seus direitos, a Lei nº 12764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a qual traz amparo e suporte às pessoas com Autismo e seus familiares, reforçando as obrigatoriedades legais e a valorização de todo ser humano independentemente de sua condição. Destacamos, nesse contexto, que discriminar, isolar e ridicularizar são atitudes que ferem a pessoa com autismo e seus familiares. Se está em dúvida de como ajudar, pergunte, faça uma escuta atenta e contribua da melhor maneira. Comunique-se. Não ignore uma pessoa, por apresentar uma condição diferente da sua, ela aprecia as interações sociais tanto quanto você.

Sobre esta temática, cabe lembrar que o IFPR Campus Pinhais conta com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) que tem como uma de suas atribuições desenvolver ações que busquem promover a cultura da educação inclusiva para a convivência, aceitação e respeito às especificidades dos estudantes.

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