Pós-graduação

Docentes do Campus Pinhais se reúnem com Secretarias de Educação de Pinhais e Piraquara para apresentar proposta de curso de Especialização

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Na tarde da última quarta-feira (29), as Professoras Magda Luiza Mascarello e Ana Maria de Fátima Leme Tarini e os Professores Cleverton Juliano Vicentini e Jefferson Araújo Moraes se reuniram com representantes das secretarias de educação das cidades de Pinhais e Piraquara para apresentar e discutir uma proposta de abertura de curso de Especialização Lato Sensu voltado para a Educação em Direitos Humanos.

Na reunião estavam presentes a Secretaria Municipal da Educação de Pinhais, Andréia Francesquini, e as integrantes de sua equipe: Nadir Fernandes dos Santos (Gerente do Ensino Fundamental), Raquel Rodrigues de Lima Simas (Diretora do Departamento de Ensino), Anadir dos Reis Miranda (Chefe da Seção de Apoio à Diversidade e Coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial de Pinhais) e Carlise Veiga (Chefe da Seção de Integração de Tecnologias e Áreas Educacionais). Também compareceram as representantes da Secretaria de Educação do município de Piraquara: Luciane da Silva Campos (Coordenadora de Desenvolvimento Profissional) e Daniele Meira Cordeiro (Coordenadora de Gestão Educacional). 

Após apresentação da proposta, destacando os objetivos, as metodologias e os três eixos temáticos que compõem o escopo da Pós-graduação – educação étnico-racial, gênero e diversidades e inclusão escolar –, seguiu-se um produtivo diálogo a respeito das demandas da educação local, seus principais desafios e as estratégias que vêm sendo construídas e desenvolvidas no âmbito das secretarias nos dois municípios. Ainda, refletiu-se sobre a pertinência da proposta do curso, com sugestões metodológicas que permitirão uma maior adesão dos docentes locais à proposta.

Para encerrar, as representantes das duas secretarias entregaram um documento de adesão à proposta de abertura de curso e se comprometeram a contribuir nas reflexões referentes à construção do seu Projeto Pedagógico (PPC), de modo a garantir que ele responda de maneira satisfatória às necessidades e desafios da comunidade local.