Estudantes do Campus Pinhais são selecionadas para desenvolvimento de aplicativo relacionado à inclusão – Campus Pinhais

Inovação

Um grupo de estudantes do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi selecionado para participar do programa Power4Girls – Empower to Lead!, uma iniciativa promovida pela Embaixada dos Estados Unidos e o Instituto Glória, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O programa tem como objetivo empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e à inovação, em projetos relacionados à temática de acessibilidade e inclusão.

As estudantes Gabriela Oliveira Gomes da Silva, Giovanna Yumi Ikeda de Souza, Isabelle de Souza Pinto e Jordana Skolimovski Catafesta, do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, pretendem contribuir com a cultura da inclusão por meio do desenvolvimento do aplicativo Wayble. O propósito é levar informação, incentivo e visibilidade para a causa ao reunir, em um só lugar, informações atualizadas sobre estabelecimentos comprometidos com a diversidade. O grupo será orientado pela psicóloga do campus, Tatiana Mayumi Niwa, e por um(a) mentor(a) indicado(a) pelo programa.

O trabalho desenvolvido durante o ano será apresentado em um evento em Brasília, em outubro, quando haverá a premiação dos melhores projetos.

Além do projeto selecionado, o campus submeteu, com o apoio do NAPNE, a proposta de outras quatro equipes. Mesmo sem haver sido selecionadas para o programa, o envolvimento de todas as estudantes foi bastante significativo, já que os grupos se envolveram com discussões e pesquisas, promovendo uma maior conscientização sobre a temática da inclusão.