Formação Inicial e Continuada – Assistente de Produção Cultural
Atualizado em
O Curso
- Nível: Formação Inicial e Continuada – FIC
- Área de Conhecimento: Assistente de Produção Cultural
- Modalidade: presencial com parte da carga horária a distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Tempo de duração do curso: 4 meses (de 10 de agosto até 30 de novembro de 2023)
- Turno/Horário de oferta: noturno / terças e quintas-feiras, das 18:45 às 21:45hs. Observação: poderão ser utilizados sábados letivos para aulas assíncronas (em Ambiente Virtual de Aprendizagem), conforme calendário acadêmico dos cursos Técnicos do Campus Pinhais.
- Carga horária total: 160h
- Número de vagas: mínimo de 20 e máximo de 40
- Público-alvo: artistas, técnicos e produtores culturais da cidade de Pinhais e região
- Requisitos mínimos: Ensino Fundamental incompleto.
- Seleção: conforme o Edital 51/2023, por ordem de inscrição.
- Inscrição: realizada por meio de preenchimento do Formulário Eletrônico
Objetivos do curso
Objetivo Geral: formar profissionais qualificados e atualizados para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho, atendendo às demandas técnicas e de qualidade numa perspectiva que permite condições de inclusão social e profissional no campo Artístico, Cultural, da Economia Criativa, focando, na demanda para acesso via projetos culturais para a lei Paulo Gustavo. Além do domínio dos saberes científicos e artísticos-culturais, se pressupõe a formação de um profissional crítico, criativo e autônomo do processo de aprendizagem, historicamente situado em seu contexto e capaz de articular com as demais áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver habilidades profissionais de assessoria de elaboração, implementação e a execução de projetos culturais, de espetáculos artísticos, de conteúdos audiovisuais e multimídia.
- Auxiliar na pré-produção, planejamento, produção, execução e pós produção, nas mais diversas linguagens artísticas: Teatro, Música, Cinema, Artes Visuais e Dança.
- Apoiar práticas de ensino baseadas na resolução de problemas instigando a criatividade na abordagem de soluções;
- Promover a formação de um profissional que atue em coerência com as normas técnicas e éticas do campo cultural, além da capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares com iniciativa e criatividade.
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o egresso deverá ser capaz de:
a) Desenvolver projetos culturais, sintetizando suas ideias em um documento apto para encaminhar e concorrer aos mais diversos editais, com foco na lei Paulo Gustavo.
b) realizar e organizar atividades de pré produção, produção e pós produção na sua linguagem de atuação como artistas ou técnico.
c) Refletir sobre as políticas afirmativas, a decolonialidade e a atuação dos projetos impactando no ambiente urbano e no patrimônio histórico.
Componentes Curriculares:
O curso está organizado em quatro módulos conceituais, um módulo para realização de práticas e orientações de projetos culturais e um módulo no formato seminário técnico. Serão 30 encontros presenciais, de 3 horas cada, onde serão ofertados os seguintes componentes curriculares:
Coordenação do Curso
- Professor Jefferson Araujo Moraes
- Contato: jefferson.araujo@ifpr.edu.br