Nota oficial da Direção do IFPR Campus Pinhais
Publicado em
Prezada comunidade acadêmica,
O IFPR Campus Pinhais, ciente das recentes tensões sociais sobre a segurança nas instituições de ensino do país, reitera sua atenção a esse assunto, esclarecendo que:
Desde o início do campus, mantemos segurança armada 24h. Somado a isso, desde o ano passado, contamos com o serviço de porteiro, que regula o acesso às dependências do campus, enquanto o segurança armado realiza a ronda. Essa segurança armada é terceirizada e conta não só com o segurança como com apoio tático.
Em 2019, desenvolvemos o projeto de estudo do clima escolar e implantamos o observatório da convivência (https://ifpr.edu.br/observatorio-da-convivencia/). A partir dos estudos desse projeto, desenvolvem-se ações preventivas para a promoção de um ambiente acadêmico acolhedor, seguro, confiável, justo e saudável.
Além dessas ações de longa data, nesta semana reforçamos as orientações de prevenção com os serviços de vigilância e portaria, estreitando, ainda, os laços com as polícias e conselhos de segurança locais. O IFPR, via Colégio de Dirigentes (CODIC), criou um comitê gestor de crise para debater o assunto e construir orientações e estratégias.
Por fim, conversamos com os estudantes a fim de acolher seus sentimentos sobre a situação. Divulgamos aos alunos o canal do Ministério da Justiça e Segurança Pública exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas (Canal de Denúncias — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br)), e orientamos que qualquer indício de ameaça à comunidade do IFPR Pinhais seja comunicado às direções.
A promoção da cultura da paz será nossa principal estratégia para a criação de um clima acadêmico acolhedor, seguro e confiável.