Professor do Campus Pinhais, em conjunto com grupo de pesquisa, publica artigos em evento internacional de robótica – Campus Pinhais

Inovação

Foto: Alvaro Cantieri

Professores de um grupo de pesquisa envolvendo o Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, publicaram em conjunto dois artigos no evento Robot 2022Fifth Iberian Robotics Conference, que atualmente é um dos maiores eventos na área e aconteceu em Zaragoza, na Espanha. Os artigos deste evento são publicados na edição especial da revista Springer – Lecture Notes in Networks and Systems.

O professor Alvaro Cantieri, docente no Campus Pinhais, é o representante do IFPR neste grupo de pesquisa. O primeiro artigo, Proposal of a visual positioning architecture for master-slave autonomous UAV applications (Proposta de uma arquitetura de posicionamento visual para aplicação em Veículos Aéreos não Tripulados autônomos em operação mestre-escravo), é fruto de um trabalho de Mestrado realizado na UTFPR no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), no qual o professor atua como coorientador. Nesta arquitetura, um drone “mestre” controla o voo de outros drones “escravos” através do posicionamento obtido por visão computacional. O mestre voa em uma posição superior e usa sua câmera para encontrar os “escravos” e comandá-los para realizarem suas missões.

O segundo artigo, Sensor Characterization for High-Voltage Tower Inspection with Unmanned Aerial Vehicles (Caracterização de sensores para inspeção de torres de alta tensão com veículos aéreos não tripulados), é fruto de uma pesquisa que é desenvolvida no laboratório CEDRI do Instituto Politécnico de Bragança, onde o professor Alvaro atua como colaborador externo. Neste trabalho, sensores de baixo custo como ultrassônicos e LIDAR(Laser) foram avaliados para permitir a composição de um sistema de detecção de obstáculos para o veículo aéreo (drone), o que garante que o drone possa operar na inspeção da torre de distribuição de energia sem o risco de colidir com sua estrutura.

Além desses trabalhos citados, o professor também desenvolve outras pesquisas em conjunto com esse grupo e atualmente está produzindo um artigo para a edição especial da revista Sensors: “Application of Robots and Automation Technology in Agriculture”, previsto para ser enviado para a publicação no início de 2023.

Segundo o professor Alvaro, “essas pesquisas são estratégicas tanto para o IFPR como para o Campus Pinhais, pois geram conhecimento de ponta na área científica e também elevam o nome da instituição no cenário internacional, o que resulta em reconhecimento de qualidade dos nossos egressos de todos os níveis de ensino”.