Professora do Campus Pinhais ministra palestras em Manaus – Campus Pinhais

Professora do Campus Pinhais ministra palestras em Manaus

Durante o mês de junho (05 a 07), a professora de Educação Especial  do Campus Pinhais, Loretta Rosolem, ministrou palestras e oficina em Manaus no I Encontro de Coordenadores de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O evento, organizado pela equipe da CAPNE/PROEN sob a coordenação coordenado pela professora Andréia Siqueira, contou com a participação do Reitor Pro Tempore, Jaime Cavalcante Alves, demais Pró-reitores do IFAM e autoridades representantes do Estado, e oportunizou aos participantes  significativas aprendizagens sobre inclusão e acessibilidade.

A professora Loretta ministrou as palestras “Atuação dos coordenadores de CAPNE”; “Práticas Pedagógicas Inclusivas para estudantes com transtorno do espectro autista”; e a oficina “Elaboração de materiais para estudante com autismo”, com atividades práticas, estudo de caso e dinâmica, de modo a propiciar ricas experiências e discussões no sentido de fomentar a sensibilização e iniciativa dos participantes em prol da inclusão. Segundo a docente “são grandes os desafios da rede federal de educação profissional, desde a necessidade do cumprimento das legislações nacionais, principalmente em relação à eliminação de barreiras atitudinais e arquitetônicas. E cabe a todos nós, servidores e comunidade escolar, promover os avanços que tanto buscamos”.

Os participantes do Encontro tiveram previamente aulas de forma remota e o momento presencial contou com a presença de representantes de todos os campi do IFAM, com a responsabilidade de retornarem aos seus campus como agentes transformadores para uma educação efetivamente inclusiva.

Sugestão de texto e imagens: Loretta Rosolem