Professores e estudantes do campus Pinhais participam de eventos na área de robótica – Campus Pinhais

Inovação

Na última semana, professores e estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Pinhais participaram de dois eventos de competição de robôs.

Entre os dias 17 e 22 de outubro, o Professor Marlon Vaz, docente do Campus Pinhais e Doutorando na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participou da RoboCup@Home, que é uma competição de robôs de serviço para auxílio nas atividades domésticas. O evento nacional ocorreu no Centro Universitário FEI em São Bernardo do Campo e o Professor Marlon fez parte da equipe do laboratório LASER/UTFPR, que conquistou o terceiro lugar na modalidade @Home. A equipe participou da competição com o robô Apollo, construído para executar as tarefas de navegação, reconhecimento de pessoas, reconhecimento de objetos, reconhecimento de fala, seguir uma pessoa, interagir com uma pessoa.

No dia 21 de outubro, os estudantes Antônio Carlos do Nascimento Junior, Arthur Dal Bem Nunes, Érico Meger, Eros Henrique Lunardon Andrade, Igor de Souza Pinto, Mateus Bernardo e Victor Henrique Vechi, do 4º Ano do Curso Técnico em Informática, participaram de uma olimpíada de robótica no Campus Colombo do IFPR, no contexto da VII Mostra de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação e VI IFTech. Os estudantes, coordenados pelo Professor Marcelo Trierveiler Pereira, docente na área da Informática no Campus Pinhais, competiram na modalidade seguidor de linha pró, separados em duas equipes: a equipe LEVI e a Madame Chadieux. Para a competição foi utilizando um carrinho desenvolvido no Laboratório de Robótica do Campus Pinhais, que é utilizado tanto para competição quanto para os treinamentos em robótica.