Reunião sobre ações institucionais de segurança e promoção da Cultura da Paz ocorre no Campus Pinhais – Campus Pinhais

Eventos

Na noite de quarta-feira (19) foi realizada no Campus Pinhais uma reunião extraordinária com estudantes, responsáveis pelos estudantes, servidores do campus e comunidade em geral sobre as ações de segurança e promoção da Cultura da Paz adotadas pelo Campus. A reunião foi dividida em dois momentos principais, sendo o primeiro com algumas orientações aos presentes e o segundo com informações sobre as ações adotadas pela equipe de gestão do Campus.

Em termos de orientações, destacou-se: a importância da cautela diante das mensagens ou notícias recebidas nas redes sociais; a relevância do uso responsável das redes sociais; atenção à saúde mental dos estudantes e da comunidade acadêmica; acompanhamento, pelos pais ou responsáveis, da vida juvenis nos seus diversos aspectos; integração de toda a comunidade acadêmica para a construção de um ambiente seguro e a promoção da Cultura da Paz.

Do ponto de vista das ações já adotadas, destacou-se, em especial: comunicação à empresa de vigilância que atua no Campus Pinhais e aos servidores que atuam na portaria; ofícios enviados para a Guarda Municipal e o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Pinhais, solicitando maior presença dos profissionais da área de segurança no Campus; instalação do Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção do IFPR; Retomada do Observatório do Convivência no Campus Pinhais. Os presentes também foram lembrados do Programa Escola Segura, lançado pelo Governo Federal, que tem como objetivo receber informações sobre possíveis ameaças e ataques contra escolas.

Uma das ações propostas com a atividade realizada será a recepção de temas a respeito dos desafios da educação de adolescentes e jovens, que poderão ser usados durante encontros com os responsáveis na escola. As contribuir com sugestões de temas poderão ser enviadas por meio de formulário eletrônico no link: https://forms.gle/4T9Zy5XRm5eMHDUe8.”