Visita técnica à Sala de Recursos Multifuncionais do campus Pinhais – Campus Pinhais

Nos Campi

Visita técnica à Sala de Recursos Multifuncionais do campus Pinhais

No último dia 27 de outubro o campus Pinhais recebeu para uma visita técnica dos novos docentes de Educação Especial do IFPR, que puderam conhecer a Sala de Recursos Multifuncionais. Participaram desta visita os docentes Adriano Fernandes, de Goioerê, Nadja Magalhães, de Irati, Elizete Forcadell, de Paranavaí, Matheus Amparo, de Foz do Iguaçu, Paula Fabiane de Souza, de Assis Chateaubriand, Eliana Barros, de União da Vitória; Ivanir da Silva, de Capanema e Laís Perovano, de Campo Largo. Os professores foram pela professora Loretta Rosolem, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público da educação especial, a saber, com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

Os servidores puderam conhecer a história da implantação da sala no campus e, também, conhecer os materiais de tecnologia assistiva e jogos pedagógicos utilizados pelos estudantes atendidos. Conforme a professora Loretta, “este é um momento histórico para a nossa instituição, pois o IFPR deu continuidade à nomeação dos aprovados para o cargo de docentes de educação especial no concurso realizado ainda em 2019, em cumprimento às legislações nacionais. Inclusive a própria Constituição Federal de 1988 já previa o atendimento a esses estudantes, mas a Rede Federal, por diversos motivos, não conseguia oferecer o AEE a todos os alunos que têm direito, dentre eles, a falta investimento e, por vezes, um maior empenho dos gestores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em relação à efetiva inclusão.”