Campus Pitanga participou da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia do MCTIC – Campus Pitanga

Campus Pitanga participou da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia do MCTIC

Os eventos e atividades ocorridos entre os dias 23 e 25 de outubro compuseram a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2019, segundo o ministério, ao menos 160 projetos de popularização da ciência, tecnologia e inovações foram apoiados com recursos federais que alcançam 5 milhões de reais. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia propôs o tema “Bioeconomia, Diversidade e Riquezas para o Desenvolvimento Sustentável” como motivação para os projetos e ações em todos os níveis de ensino.

No Campus Pitanga diversas atividades fizeram parte da programação do evento nacional. A I Semana da Agroindústria e Cooperativismo concentrou as palestras, mesas de debate e oficinas envolvendo diferentes áreas do conhecimento relacionadas à produção, processamento e comercialização de produtos agroindustriais, assim como abordou o potencial das organizações associativas e cooperativas para o desenvolvimento regional e sustentável.

No dia 24 de outubro a I Feira de Ciências e Tecnologias de Pitanga: Solucionando Problemas Locais promoveu apresentações de trabalhos em comunicações e pôsteres, experimentos, protótipos inovadores e apresentações culturais. Esse projeto contou com apoio da chamada nº27/2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que previa uma feira em caráter competitivo, sendo as categorias divididas por gênero (promovendo o incentivo de participações femininas em projetos científicos) e por nível de escolaridade (ensinos fundamental e médio), critérios que tornaram o evento bastante plural e popular, com ampla adesão de outras escolas e colégios do município, tanto na participação como apresentadores de projetos e como visitantes dos recintos de exposição e trabalhos.