Campus Pitanga realiza a IX IFTECH – Campus Pitanga

Eventos

Campus Pitanga realiza a IX IFTECH

Publicado em

Copiado!

No dia 24 de outubro de 2023, o Campus Pitanga promoveu a IX Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH). O tradicional evento teve por objetivo a construção de um espaço de apresentação de novas ideias e invenções, através da exposição de protótipos e/ou modelos inéditos que apresentam ao menos um dos seguintes tipos de inovação: de produto; de serviço; de processo; de marketing; de negócio e/ou organizacional. A IFTECH buscou também promover troca de experiências e geração de conhecimentos. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro.

A abertura contou com falas da direção do Campus e do Núcleo de Inovação Tecnológica. Após, os presentes prestigiaram a apresentação do projeto contemplado na atual edição: “Aplicação de manufatura aditiva (impressão 3D) no desenvolvimento de sensores eletroquímicos melhorados e sistemas eletroquímicos miniaturizados”, coordenado pelo Professor Diego Pessoa Rocha. Foi possível adquirir, com o recurso disponível para a realização do projeto, uma impressora 3D, que ficou funcionando durante o evento para demonstração da impressão do protótipo.

Na sequência, o facilitador do SEBRAE Diego Macenhan conduziu a oficina: “Processo criativo através do Design Thinking”. A atividade de natureza prática possibilitou a interação entre os presentes, além de estimular o espírito inovador, empreendedor e a criatividade para a resolução de situações-problema. Os grupos foram estimulados também a apresentar as soluções no formato de Pitch, uma ferramenta da inovação.

Thiago, Coordenador do NIT, comentou sobre o evento: “Avaliamos positivamente a realização da IX IFTECH, com apresentação do protótipo inovador e do novo equipamento que foi possível adquirir com o recurso do evento. Também destacamos a proposição de uma atividade inovadora e que teve ampla aceitação e participação dos presentes”.

Topo