Dias 9, 10 e 11 de outubro ocorre o Ciclo de Palestras organizado pelo IFPR Pitanga – Campus Pitanga

Eventos

A atividade é uma oportunidade para repensar a educação do século XXI e contará com diversos palestrantes convidados. Vagas são limitadas.

Data de realização: 9, 10 e 11 de outubro de 2017
Local: Centro Cultural Alexandre Buchmann
Cidade: Pitanga – PR
Taxa de inscrição: 1 Kg de alimento não perecível (a ser entregue no primeiro dia do evento)

Inscrições: clique aqui

Quaisquer dúvidas contate:
Prof. Angélica de Sousa – angelica.hrysyk@ifpr.edu.br 42 999778136
Prof. Leila Pryjma – leila.pryjma@ifpr.edu.br 43 996209184

Apoio: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Pitanga e Faculdades do Centro do Paraná – UCP

Programação:
09/10/2017
Palestra: Direito, Estado e Educação
Prof. Dra. Anita Helena Schlesener

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Desde a década de 80 dedica-se ao estudo dos escritos de Antonio Gramsci. Paralelamente tem pesquisado, desde 1992, a filosofia de Walter Benjamin. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Docente de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005, nas disciplinas de Filosofia Política e Estética. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando junto ao Mestrado e Doutorado em Educação. Membro do NESEF – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia – UFPR. Membro do Conselho Nacional da International Gramsci Society – IGS-Brasil. Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas: Critica Marxista e Germinal.Membro do Conselho Editorial da Editora Mercado de Letras. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UTP (Gestão 2017-2019)

10/10/2017
Palestra: Desafios à Formação Docente
Sandra Terezinha Urbanetz
Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal (2015). Professora concursada do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, professora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Vice coordenadora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio. Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional – ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social – TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do IFPR – Campus Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

11/10/2017
Palestra: Ouvindo Silêncios: educação tecnológica e questão racial
Ivo Pereira de Queiroz
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985) e mestrado em Tecnologia pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001). Concluiu doutorado em Tecnologia, pela UTFPR (2013). Atualmente é professor da UTFPR, onde ministra aulas de Filosofia, Ética, História, Sociologia e Metodologia de Pesquisa e Presença Africana no Brasil: Tecnologia e Trabalho. Atua principalmente nos seguintes temas: Africanidades (Consciência negra. Educação das Relações interétnicas. Escravidão. Racismo). Cidadania. Educação Tecnológica. Epistemologia. Tecnologia.