ENTREARTE promoveu ações culturais em novembro – Campus Pitanga

Arte e Cultura

ENTREARTE promoveu ações culturais em novembro

O ENTREARTE: II Festival de Produções Artísticas do Campus Pitanga ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2019. O evento contou com a participação de estudantes do campus e de estudantes das demais instituições de ensino do município.

A programação e curadoria foram desenvolvidas sob a coordenação da professora Tania Regina Rossetto com a ajuda de muitas mãos de servidores e alunos do IFPR com o apoio e participação da comunidade local. Foram realizadas apresentações artísticas por instituições escolares da cidade de Pitanga e também sessões de comunicação das produções artísticas (54 resumos de produções artísticas)

O evento se propõe como espaço de compartilhamento de saberes, rompendo fronteiras entre campos artísticos e promovendo a educação artística e cultural em todos os seus momentos. Três palestras foram propostas nas manhãs dos dias 18 e 19, e uma última na quarta, 20, à noite, sendo as sessões denominadas e conduzidas respectivamente: “Quem pode ser herói? Enunciados visuais sobre gêneros e masculinidades nos heróis da Disney” com o prof. Dr. João Baliscei (Universidade Estadual de Maringá); “Chorinho e Bandolim” com o prof. Me. Gustavo Leoni Bordin (IFPR Campus Pitanga) e “Como definir o preço de venda de um produto ou serviço de artistas e artesãos” com o prof. Dr. Marcio Gonçalves dos Santos (IFPR Campus Pitanga)

Os momentos formativos foram desenvolvidos em caráter de oficinas, das quais participaram 158 pessoas, sendo alguns estudantes da instituição e a maioria pessoas da comunidade externa, estudantes, professores, artistas e artesãos.

• 1) Oficina de desenho: Rosa-azulado: costurando significados sobre si;
  • 2) Oficina de montagem e costura de livro: SketchBook: criação de suporte para ideias.;
  • 3) Oficina de construção de Berimbau;
  • 4) Oficina de artesanato tradicional: Giramundo: a estrela da felicidade;
  • 5) Oficina de iniciação teatral;
  • 6) Oficina de Edição e produção de vídeos pelo celular;
  • 7) Oficina de Fotografia de retrato a partir de obras de arte;
  • 8) Oficina de Iniciação à dança ucraniana;
  • 9) Oficina de Iniciação ao desenho;
  • 10) Oficina de Capoeira;
  • 11) Oficina de luta: Karatê: o caminho das mãos vazias;
  • 12) Oficina de livretos: Zine: pequenas grandezas.

Durante o evento aconteceu a abertura da Exposição de produções artísticas intitulada OLHE, do Curso de Formação Continuada (FIC): Produções Artísticas: Procedimentos Teóricos e Metodológicos Bidimensionais – Pintura I.

Alunos do Curso Técnico em Cooperativismo expuseram e apresentaram diferentes processos e resultados criativos através dos quais técnicas e metodologias foram exploradas na produção de objetos com significados: cadeira e bancos dotados de sentimentos, reflexões sobre relações de poder, memórias e afetos personagens (figuras em tamanho humano) resultantes de amálgamas criativos entre o teatro e as artes visuais; e vestimentas, que de roupas cotidianas passaram a ser vestimentas que refletem os mais diversos temas, produção e técnicas inspiradas no artista popular Bispo do Rosário.

Os corredores do prédio do campus foram tomados pela instalação intitulada de INTERRUPÇÕES que estendeu fios coloridos como se fossem mãos – unidos em nós, somos nós em busca de interrupções e união das diferenças na completude humana.

Na última noite do evento aconteceu o I Encontro de Artistas e Artesãos de Pitanga e região, uma das ações do Projeto de Pesquisa O Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimento em vigência desde 2017 e ao qual o evento ENTREARTE se integra.

A programação objetivou acessar o universo simbólico por meio da arte e materializar realidades diversas pela força da imaginação e da criação humana. O evento ENTREARTE possibilitou a expressão de sentimentos, emoções, posicionamentos, ideias, conceitos na superação do senso comum em busca de conhecimentos mais elaborados pelas vias da Arte. A Arte, nesse sentido, apresenta uma ação simbólica imprescindível na constituição da realidade.

Pela projeção do evento junto aos participantes proporcionando-lhes experiências únicas relativas a Arte, esperamos que outras edições desses momentos possam se fortalecer e perdurar, como forma de significar as produções artísticas realizadas na instituição e fora dela na busca constante de propagar o conhecimento humano de forma sensível e artística.