Exposição Entre Humanos e Animais – Campus Pitanga

Exposição Entre Humanos e Animais

No período de 04 a 24 de outubro de 2019, na biblioteca do Instituto Federal do Paraná – Campus Pitanga, está aberta ao público a exposição Entre Humanos e Animais. A exposição articula ações realizadas no decorrer da disciplina de Arte em parceria com Núcleo de Arte e Cultura do campus.

Os trabalhos em exposição foram realizados pela turma do 4º ano do curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio e buscam apresentar o processo de criação artística como um dos caminhos de constituição da própria humanidade. Nesse cenário, destaca-se a necessidade da Arte como forma de rever concepções naturalizadas e estanques e conceber novas maneiras de ser e estar no mundo.

O processo de criação das imagens em exposição iniciou-se pelo questionamento sobre a relação entre humanos e animais. Como referência de estudo para a composição das formas, cores e técnica de pintura, foram utilizadas as obras de Aldemir Martins (1922 – 2006), artista brasileiro conhecido por Senhor dos Gatos – a representação de animais é recorrente em sua obra. Suas criações artísticas permeiam a intuição e a memória afetiva.

As memórias e as relações afetivas entre humanos e animais desencadearam curiosidades, escolhas, preferências, afetos e aproximações. Registros e estudos sobre essa efervescência de ideias foram realizados no Caderno de Artista, materializando desejos e possibilidades. A pintura das telas evoca os significados encontrados no processo de criação e que se constituem por meio da técnica de pintura acrílica sobre tela na dimensão de 60 x 40cm.

A produção artística representa um olhar diferenciado sobre elementos que passam despercebidos a um primeiro olhar. A organização desses elementos possibilita percepções mais elaboradas e ampliadas da realidade possível pela imaginação humana. Nessa relação do olhar, do perceber e do sentir, por meio da arte, algo corriqueiro passa a ser significado pela experiência individual e coletiva dos sujeitos, um processo histórico e social de constituição da própria humanidade.