Exposição de trabalhos discentes na Semana Nacional dos Museus em Pitanga – Campus Pitanga

Exposição de trabalhos discentes na Semana Nacional dos Museus em Pitanga

A exposição “Pitanga (In)visível” está aberta até o dia 24 de maio de 2019 no hall de entrada do Centro Cultural Municipal Alexandre Buchmann (Praça da Prefeitura, ao lado do Marco Geodésico) que funciona de segunda a sexta das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 21h00.

Os trabalhos em exposição são resultados de atividades de ensino realizadas em 2018 com alunos do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio pelas professoras Tânia e Amanda, dos componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa, respectivamente. Segundo a professora Tânia é a primeira vez que os trabalhos são expostos, oportunidade esta propiciada pela 17ª Semana Nacional dos Museus. O local da exposição integra o equipamento cultural do centro da cidade, ao lado do Museu Municipal Francisco Bobato.

O processo de criação das imagens que compõem a exposição se deu pela interação entre os componentes curriculares, na busca pelas intersecções entre Arte e Literatura. A professora Amanda conduziu a leitura do livro Cidades Invisíveis escrito em 1972 por Ítalo Calvino. Segundo o texto de curadoria da exposição: “nesse livro os relatos são realizados pelo viajante veneziano Marco Polo, que descreve ao imperador Kublai Khan as cidades de seu vasto império. Todos os lugares imaginários de Marco Polo – na voz de Calvino – são a extensão de uma mesma cidade: Veneza.”

Conforme informam as professoras idealizadoras do trabalho, “nesse diálogo, e seguindo os passos de Calvino, grupos de trabalho foram divididos; cada um deles selecionou um local da cidade de Pitanga, sobre o qual deveriam escrever e representar em imagem. Destacaram objetos representativos desses lugares, o contorno dos objetos escolhidos serviu de base para a criação de uma cartografia das cidades (in)visíveis dentro da cidade de Pitanga. Os mapas foram pintados com tinta acrílica sobre banner reaproveitado de outros eventos, utilizando linhas, cores, formas, palavras e imagens, como antigos mapas guiados pelas estrelas…”

Para as professoras “seguindo a leitura de Cidades Invisíveis, a escolha de lugares dentro da cidade onde se vive e a criação de mapas produziu-se um texto sugerindo lugares… Palavras e imagens formam nesse trabalho uma síntese: a mão contorna, desenha, pincela, traça, escreve. O trabalho com as mãos que a Literatura e a Arte tão bem conhecem.”