IFPR participa de oficina de Xadrez em parceria com diversos órgãos da educação de Pitanga – Campus Pitanga

Eventos

A oficina de xadrez foi realizada no Colégio Estadual Dom Pedro no dia 22/05 e contou com a participação de 25 estudantes.

Para celebrar esta primeira oficina  do Projeto de Extensão de Xadrez compareceram à oficina: o Diretor do IFPR Pitanga Diego Manoel Panonceli, a Diretora do Colégio Dom Pedro Maria Rita, o Diretor do Núcleo Regional de Educação, Jonas Crensiglova, o Secretário Municipal de Educação  Alfredo Luiz Schavaren, os professores  Valdeni Pereira, Valdir Machado Guimarães,  e Clayton de Sá; o técnico em assuntos educacionais Rafael Silva; além de estudantes do projetos e atletas da modalidade em nível estadual. Os discentes selecionados para participar da oficina eram do 6º ano do Ensino Fundamental e a opção por estes participantes teve o intuito de despertar o gosto pela prática do esporte desde cedo, permitindo potencializa-los para futuras competições locais e regionais do esporte.

Durante a Oficina foi passado um vídeo com a história do xadrez e feita a apresentação das técnicas básicas do esporte. Após iniciou-se a prática do xadrez sob a orientação dos professores e dos estudantes  integrantes do projeto. Houve uma participação pró-ativa dos estudantes e a intenção é de que o projeto consiga atender mais pessoas e ser realizada em diversos colégios da região.

O evento serviu também para  reforçar a parceria entre o Instituto Federal do Paraná, a Prefeitura Municipal  e o Núcleo Regional de Educação de Pitanga; que têm desenvolvido diversas atividades conjuntas, visando o aprimoramento da educação da região, a inclusão e a capacitação de profissionais.