IFPR promove ações sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida – Campus Pitanga

IFPR promove ações sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida

Durante o mês de Setembro, o Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Pitanga) promoveu atividades que buscaram proporcionar a alunos, servidores e a comunidade, espaços de discussão a respeito do suicídio, tema em destaque neste mês principalmente pela Campanha nacional de prevenção ao suicídio – “Setembro Amarelo”.

A iniciativa de falar sobre o suicídio partiu dos alunos do Instituto que em parceria com o Grêmio Estudantil e a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE), organizaram algumas atividades de reflexão e conscientização a respeito do tema. Nas três primeiras semanas de Setembro, os alunos do Grêmio aproveitaram o período de intervalo entre as aulas e desenvolveram atividades como: colar postites com elogios em alunos e funcionários, decorar a biblioteca, além de um sarau no qual foi selecionado o melhor poema. Além dessas atividades, na manhã do dia 26/09 o psicólogo do Campus Douglas Alexandre Fernandes realizou uma palestra discutindo com alunos e funcionários a contextualização do suicídio e a necessidade da valorização da vida. Já durante a noite, foi organizada uma mesa-redonda intitulada “Diálogos sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida”, composta pela Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), Mariana Camargo Cleto, a Psicóloga da Faculdade do Centro do Paraná (UCP) Jocelma Aparecida de Lima e pelo psicólogo do IFPR Douglas Alexandre Fernandes. O evento contou com a presença de representantes do núcleo regional de educação, Secretaria da Saúde, Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), Direção geral do IFPR-Pitanga,  Grêmio Estudantil do IFPR e outros membros da comunidade.