Projeto de Extensão Entrearte e Exposições inicia as atividades de 2019 – Campus Pitanga

Projeto de Extensão Entrearte e Exposições inicia as atividades de 2019

O Campus Pitanga em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município, inicia na segunda quinzena de setembro as ações do Projeto de Extensão Entrearte e Exposições. O projeto coordenado pela professora de Arte, Tania Rossetto e pela bibliotecária Anauzira Kurita conta com apoio de financiamento para aquisições de materiais do PIAP/PROEPPI e coma colaboração de uma bolsista financiada pelo programa PIBEX.JR de bolsas de extensão.

A ação de extensão consiste na montagem de exposições artísticas de trabalhos produzidos por estudantes do IFPR e na formação de servidores das instituições municipais envolvidas.  As oficinas formativas abordam diferentes conceitos das artes visuais, de modo que se tornem práticas educativas e humanizadoras nas diferentes escolas parceiras do projeto.

Nessa primeira etapa do projeto as escolas participantes receberam, simultaneamente, uma exposição de arte que ficará no estabelecimento durante duas semanas. Após esse período as exposições seguem um roteiro de circulação, até que todas as escolas tenham recebido as propostas expositivas itinerantes. A ideia de circulação das exposições acompanhadas de oficinas formativas para profissionais da educação forma um circuito dialógico de recepção de trabalhos artísticos, de formação teórica e prática e de produção de arte para além das fronteiras do projeto, chegando a diferentes públicos infanto-juvenis.

Com o início do percurso expositivo ocorreu o primeiro encontro de formação de servidores municipais inscritos e indicados pelos Diretores das escolas parceiras. Ao todo serão seis encontros respectivos às propostas das exposições.

A expectativa do projeto é que ao final das ações de exposição e de formação artística, constituam-se novos percursos expositivos que envolvam a troca de produção de arte entre os diversos estabelecimentos escolares – públicos e privados; municipais, estaduais e federais; urbanos e rurais. Assim, a formação continuada, as exposições e a dialógica dos processos criativos consolidam os princípios da extensão na Rede Federal, unindo pessoas, ultrapassando fronteiras institucionais e produzindo conhecimentos de forma compartilhada, itinerante e com a finalidade do serviço público prestado à comunidade local.

Abayomi: carinho e proteção na Escola Municipal Santa Regina
Boneca História na Escola Municipal Dr. Ivan Ferreira do Amaral