Semana Nacional da Biblioteca enfatizou a formação de leitores – Campus Pitanga

Semana Nacional da Biblioteca enfatizou a formação de leitores

A III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca movimentou o Campus Pitanga entre os dias 29 e 31 de outubro. Promovendo o tema “Leitura: o encantamento pelas histórias” a organização do evento enfatizou a formação dos sujeitos da literatura de ficção e científica: os leitores de todas as faixas etárias.

O evento procurou reunir professores das escolas municipais e estaduais atuantes no ensino fundamental etapas I e II, assim como os alunos dos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia, do curso de Especialização em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica, todos do IFPR de Pitanga. Além disso, jovens e adolescentes do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio estiveram presentes e participantes com alunos do curso de Formação de Docentes de nível médio (magistério) do Colégio Estadual Dom Pedro I.

A Semana da Biblioteca ao enfatizar a formação dos leitores procurou formar os condutores e incentivadores desse processo: professores, adultos, jovens futuros profissionais das diversas áreas, inclusive da educação. Para alcançar esses objetivos buscou-se o caráter de oficinas pros momentos de compartilhamento de saberes. Assim a primeira oficina foi “A leitura imaginativa e reflexiva por meio da contação de histórias e da biblioterapia” mediada pela Bibliotecária Viviane Aparecida Traversin do IFPR Campus União da Vitória, segundo a servidora o ato de contar histórias se complementa com a biblioterapia para o cuidado do ser.

No segundo dia de atividades a professora de Arte Tania Rossetto, servidora no Campus Pitanga, trouxe experiências e discussões acerca das práticas pedagógicas. A sessão intitulada “Entre Letras e Livros” abordou experiências de quando a professora lecionou na educação infantil. Segundo Tania, foi uma época em que a cartilha alfabetizadora tinha sido abolida, todos estavam perdidos quanto às formas de alfabetizar. Com isso ela encontrou uma forma de alfabetizar crianças com as histórias de livros infantis aliados à arte. Durante a discussão com os participantes do evento ela propôs a construção de histórias a partir de vivências pessoais por meio das lembranças da infância. Na sequência as histórias foram corporificadas em bonecos de papel construídos a partir do contorno do corpo humano.

No terceiro dia houve uma roda de conversa denominada “Construindo um leitor: prática em sala de aula” com a professora Patricia Cardoso, vinculada ao curso de Letras da Unicentro de Guarapuava. Os diálogos abordaram a importância da leitura e o letramento através da ficção. Como atividade cultural de integração entre as turmas, os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Cooperativismo realizaram atividades sobre o “dia de los muertos” sob a supervisão da professora Fabiana dos Santos do componente curricular de Espanhol.

Para encerrar as atividades da Semana da Biblioteca, a professora Leila Pryjma propôs uma dinâmica com os alunos com o tema “as ferramentas do coaching educacional para a formação de jovens de alta performance”. Um momento de diálogos sobre inteligência emocional, leitura e desenvolvimento humano.