Teatro: comédia dell’arte e palhaçaria – Campus Pitanga

Teatro: comédia dell’arte e palhaçaria

No dia 14 de agosto de 2019 o IFPR Campus Pitanga recebeu o professor Marcelo Colavitto, professor de Arte do IFPR Campus Goioerê. O Convite realizado pela professora Tania articulou as ações de ensino na área de Arte com as atividades do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e a Biblioteca do Campus.

O professor Marcelo Colavitto compareceu acompanhado de Alexandre Muniz Chaves (ator do Grupo Meu Clown). Os artistas realizaram uma apresentação cênica e uma oficina direcionada à formação artística dos participantes, em geral alunos do Curso Técnico em Cooperativismo integrado ao Ensino Médio.

As atividades vespertinas se dividiram pela manhã com servidores e alunos podendo prestigiar a apresentação ” A Telepatia”, espetáculo de palhaçaria clássica. Em seguida aconteceu a “Masterclass Performática de Commedia Dell’arte”, uma sequência de apresentações das personagens arquetípicas desse gênero teatral. Já durante a tarde foi desenvolvida a oficina: “Criação de Personagens a partir do Gestus Corporal” voltada aos alunos e à comunidade como momento de ensino e integralização curricular, assim como experiência de convívio e aprendizados artísticos e culturais.