Coordenação-Geral do Pronatec no IFPR recebe visita de representantes do MEC

<![CDATA[

Nesta quarta-feira (13), representantes do Ministério da Educação (MEC) visitaram o IFPR para uma reunião com integrantes da Coordenação-Geral do Pronatec do Instituto. A Coordenadora-Geral da Bolsa-Formação, Francismara de Oliveira Lima, e a Analista Técnica de Políticas Sociais, Renata Simplicio Xavier, conheceram o Câmpus Curitiba e depois vieram à Reitoria para um reunião com servidores do Instituto. O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Ezequiel Burkarter, a Coordenadora-Geral do Pronatec no IFPR, professora Célia de Araújo Sandrini, e a Coordenadora Adjunta do Pronatec, Jociane França, entre outros servidores da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), recepcionaram as representantes do MEC na sala de reuniões da Proepi.

As representantes do MEC tinham como objetivo conhecer como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é articulado no IFPR. “Foi apresentado todo o procedimento que utilizamos, desde a elaboração de cronogramas para atendimento dos demandantes locais às rotinas de contratação de bolsistas e avaliação do programa”, explica Josiane. “A Coordenação Geral no MEC tem o IFPR como uma instituição de exemplo de execução do programa, e devido a essa visão, eles vieram para conhecer como é executado. Algumas de nossas metodologias podem ser levadas a outras institutições e até mesmo se tornar padrão para toda a rede”, complementa.

Para a Coordenadora-Geral da Bolsa-Formação, o  posicionamento e a estruturação do IFPR frente ao Pronatec servem de modelo às demais instituições. “Para seu bom funcionamento, as instituições precisam ver o Pronatec como parte da rede, como parte das próprias instituições. O Pronatec tem que ser visto como política integrante dessas instituições”, afirmou Francismara.

Nesta quinta-feira (14), a reunião foi com membros da Diretoria de EaD, já que a previsão é de que os cursos do Pronatec sejam oferecidos também nessa modalidade.

Porta de entrada para cursos técnicos e superiores
Durante o encontro, o professor Ezequiel Burkarter destacou a importância do Pronatec como um forte elo entre a instituição e a sociedade. “Aqui no IFPR, o Pronatec é visto como uma porta de entrada, como um contato inicial com os nossos itinerários formativos. Em muitos casos, o Pronatec é o nosso primeiro passo de interação com a comunidade; é o primeiro encontro da comunidade com a rede e com o IFPR. Há diversos casos de alunos que, devido a essa interação, saíram do Pronatec e foram para um curso técnico do Instituto, envolvendo-se em projetos e ações de pesquisa, de extensão e inovação. É uma experiência muito positiva”, avalia.

Materia publicada no site do IFPR em 14/05/2015.