Espetáculo “A cartomante” é premiado em cinco categorias no Festival de Esquetes Teatrais em Quedas do Iguaçu
Publicado em
No dia 01/12 o IFPR participou do Festival de Esquetes Teatrais no Centro Cultural de Quedas do Iguaçu, apresentando uma releitura do conto “A cartomante” de Machado de Assis, publicado originalmente em 1884. O espetáculo foi premiado nas categorias: melhor ator (Lucas Debortoli); melhor atriz (Ktlin Vanessa), dividido com o Colégio Estadual José de Anchieta; melhor ator coadjuvante (Gabriel Ponsoni); melhor roteiro e como Grupo Destaque do Festival.
Apesar do nome, o conto trata da história de um triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela. A adaptação do texto, de autoria de Janaina Russef, desloca um pouco o centro do trio Camilo-Rita-Vilela, apresentando novos personagens, como o mordomo Alfred e explora o consultório da cartomante, fazendo uma releitura cômica deste triângulo amoroso.
Embora a releitura do conto possua um viés cômico, ele ainda trata de uma realidade que infelizmente continua bastante atual: o assassinato de mulheres, tipificado como Feminicídio. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tal crime de ódio é responsável pela morte de 12 mulheres por dia no Brasil, normalmente praticado por familiares, parceiros e ex-parceiros das vítimas. A esquete apresentada chamou a atenção do público para esse fato e estimulou a denúncia de qualquer violência doméstica, que em casos extremos (mas não tão incomuns) levam ao feminicídio. As denúncias são anônimas e podem ser feitas através do telefone 180.