AÇÕES DESENVOLVIDAS NAPNE – 2022/2021/2020
Atualizado em
NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
FEVEREIRO/MARÇO 2022
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de flexibilização curricular, plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer final);
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
- Aplicação do questionário do NAPNE, no ato de matrícula, aos estudantes ingressantes;
- Apresentação em reunião da tabulação dos dados do questionário de matrícula do NAPNE aos servidores do campus;
- Elaboração de vídeo do NAPNE a fim de apresentação aos novos estudantes e em reunião de responsáveis de abertura do ano letivo 2022;
- Palestra com o psicólogo Cleiton Carnin, que trabalhou a temática “Saúde mental e depressão”, realizada no dia 03/02/22.
ABRIL/MAIO 2022
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de flexibilização curricular, plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios);
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
- Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o transtorno “Borderline”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
- Encaminhamento, junto ao colegiado de curso, sobre orientações quanto ao trabalho pedagógico em relação aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
JUNHO/JULHO/AGOSTO 2022
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer parcial);
- Participação do NAPNE na 5ª Mostra de Científica e Cultural (dias 13, 14 e 15/06), com espaço para visitação e explicação do trabalho realizado;
- Formação para servidores com a psicóloga Suelen Borsoi, com a temática “Ansiedade e depressão na adolescência: os impactos na aprendizagem”, realizada em 22/06/22;
- Reunião com a direção e equipe pedagógica da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu em 18/08/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão;
- Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
SETEMBRO/OUTUBRO/2022
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios);
- Reunião de acolhida com as novas professoras Vivian (Biologia) e Jaqueline (Educação Especial), explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
- Reunião com todos os responsáveis e estudantes acompanhados pelo núcleo para apresentação da professora de Educação Especial, Jaqueline, assim como sobre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado;
- Elaboração de vídeo e artes para divulgação do NAPNE e cotas de inclusão para o processo seletivo 2022/2023, a fim de ingresso de novos estudantes na instituição;
- Reunião com a coordenação e equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Quedas do Iguaçu) em 01/09/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão, além de conhecimento do trabalho realizado pelo CAPS do município;
- Organização e realização de ação de extensão com grupo de estudantes e professoras da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu, a partir da visita da instituição ao campus para conhecimento de alguns projetos desenvolvidos e trabalho desenvolvido pelo NAPNE do campus (visitas em 14/09, 23/09 e 24/10);
- Confecção de material sobre o núcleo (faixas) para o Desfile de 7 de setembro, além de decoração de ambientes do campus com mural, cartazes e origamis;
- Organização de rodas de conversas mensais, com responsabilidade da psicóloga Ana Paula, sobre temas referentes à saúde mental;
- Palestra para servidores e estudantes com profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com sensibilização sobre o Setembro Amarelo e a valorização da vida, além de apresentação do CAPS, seu funcionamento, equipe e trabalho realizado, ocorrido em 22/09/22.
NOVEMBRO/DEZEMBRO 2022
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer final);
- Formação para servidores e profissionais da APAE com a psicóloga Jaqueline de Oliveira sobre “Transtorno do espectro autista (TEA) na adolescência”, no dia 09/11/22;
- Revisão do questionário a ser aplicado aos responsáveis e estudantes ingressantes no ato da matrícula;
- Publicação e apresentação via banner de resumo “Inclusão: uma vivência necessária” no evento “VI SEPIE²X – Seminário de Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão” do IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu;
- Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao ano letivo de 2022.
JANEIRO/FEVEREIRO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Organização e publicização do calendário de reuniões 2021;
-
- Reunião do Programa Tutoria de Pares;
-
- Reunião de acolhida aos novos professores, explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
-
- Encaminhamentos finais do processo do estudante com adaptação curricular;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Oficina com os professores Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem e Cleverton Vicentini – “Adaptação de atividades e avaliações”, em 24/02/21;
- Elaboração de lista de equipamentos/materiais para processo de compra para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas.
MARÇO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Reuniões do Programa Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Planejamento da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
-
- Publicização das ações do NAPNE no site do campus;
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico.
ABRIL/MAIO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
-
- Finalização do ano letivo com as devidas instruções no processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Planejamento da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
- Aplicação do questionário de saúde e aprendizagem aos estudantes ingressantes, bem como tabulação dos dados e apresentação ao colegiado de curso.
JUNHO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Início da experiência de Tutoria Educacional Inclusiva no campus, junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Reunião para início do ano letivo a fim de dar continuidade ao processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
- Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
JULHO/AGOSTO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Organização da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
-
- Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Formação para servidores e famílias com a professora de Educação Especial Juliana Irani Villanueva dos Reis, com a temática “Diálogos sobre Inclusão: um olhar para a prática pedagógica”, realizada no dia 04/08/21;
-
- Troca de experiência, em reunião online, com o Napne do campus avançado Barracão;
-
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
- Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
SETEMBRO/OUTUBRO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
-
- Formação para servidores com o psicólogo Sergio Fuji, com a temática “Saúde Mental dos Servidores no Contexto de Pandemia: Reflexos na Educação”, realizada em 13/10/21;
-
- Encontro de orientação para estudantes com os profissionais listados abaixo:
-
- 1º Ano – Psicóloga Danieli Barreto – Tema Ansiedade: inimiga ou aliada? – Data: 21/09 – Horário: 9h10min
-
- 2º Ano – Psicólogo João Carlos Fernandes de Barros – Tema: Orientação Vocacional – Data: 24/09 – Horário: 8h30min
- Pós-graduação – Psicóloga Endriely Caroliny Teodoro Lunardi – Tema: Orientações sobre saúde mental (O que fazer diante de um pedido de socorro/ajuda? O que fazer quando eu estou me sentindo “no fundo do poço”?) – Data: 13/09 Horário: 19h
NOVEMBRO/DEZEMBRO/2021
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Estudo e apresentação para o núcleo e colegiado de curso sobre Autismo – Síndrome de Asperger;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
-
- Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
-
- Reunião de acolhida com a nova professora substituta de Matemática, explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
-
- Roda de conversa com cada turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com psicólogas da Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu;
-
- Organização de material de divulgação referente às condições de inclusão no campus para o Processo Seletivo Simplificado para o ingresso de novos estudantes na instituição;
-
- Finalização da organização da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
- Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao segundo semestre de 2021.
MAIO/JUNHO/JULHO/2020
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Elaboração do formulário de encaminhamento para o NAPNE;
-
- Reunião de apresentação do núcleo junto aos servidores do campus;
-
- Documento orientador do NAPNE aos docentes – Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs);
-
- Roteiro de estudos para estudantes acompanhados pelo NAPNE;
-
- Contato com as famílias dos estudantes acompanhados pelo NAPNE, a fim de orientações sobre as APNPs;
-
- Live sobre saúde mental com as psicólogas Joceia Dias dos Santos e Sandra Mara Vieira – “Novo vírus, novas atitudes!” em 10/06/20;
-
- Contato com estudantes que assinalaram alguma vulnerabilidade em relação ao questionário de pesquisa sobre as condições de acesso, bem como, encaminhamento de ações necessárias;
-
- Dicas online para estudo para todos os estudantes do campus, disponibilizadas em rede social oficial;
- Criação da aba “NAPNE” no site do campus e inserção de informações correspondentes;
AGOSTO/SETEMBRO/2020
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Elaboração do Plano de Ações (2020/2021) do Napne;
-
- Elaboração do Vídeo referente ao Setembro Amarelo (“O QUE REPRESENTA A VIDA PARA VOCÊ? VAMOS FALAR SOBRE VIDA?”);
-
- Publicização, em redes sociais, de materiais produzidos pelo núcleo, servidores e estudantes sobre o Setembro Amarelo;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Elaboração e publicização do calendário de reuniões 2020 do NAPNE;
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO/2020
-
- Reuniões mensais do núcleo;
-
- Contato e encaminhamentos referentes ao Programa Tutoria de Pares;
-
- Encaminhamentos do processo de estudante com adaptação curricular;
-
- Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina);
-
- Encaminhamento de estudantes para atendimento online com psicólogo de Cascavel;
-
- Pesquisa realizada junto aos servidores sobre as necessidades de capacitação;
-
- Discussão de projeto de extensão como possibilidade de desenvolvimento pelo Napne;
-
- Momento de sensibilização concernente às pessoas com deficiência durante o V SEPIEX, bem como viabilização de tradutores e intérpretes de libras durante as palestras do evento;
-
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Formação com as professoras Francieli Groli e Telma Gregolin sobre “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual”, em 25/11/20.