Notícias

Curso FIC de Horticultor do Campus Quedas do Iguaçu realiza visita técnica em propriedade certificada de produção orgânica

Publicado em

No dia 04/08 os estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Horticultor do Campus Avançado Quedas do Iguaçu, realizaram uma visita técnica no município de Verê-PR, em propriedade certificada orgânica desde 2001, o Recanto Agroecológico Cassol. Os estudantes, juntamente com a pedagoga Daniela Skrowonski e a psicóloga Ana Paula da Silva Siqueira que acompanharam a visita, foram recepcionados pela família, que explicou todo o processo de produção orgânica, tendo princípio na agroecologia; assim como a comercialização e organização da propriedade. 

Primeiramente, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção de frutas orgânicas, inclusive de frutíferas nativas da região e a recuperação de espécies. Posteriormente, realizaram a visitação nas estufas da propriedade, em que são produzidas as verduras e hortaliças. A proprietária, Darcieli Aparecida Cassol, explicou como é realizada a produção de mudas de verduras e hortaliças orgânicas; sobre a composição do substrato orgânico, feito na propriedade; sobre o aproveitamento de materiais recicláveis como serventia de bandejas para a produção de mudas; sobre o processo de produção de verduras e hortaliças orgânicas; como é realizada a aquisição de sementes; o plantio, manejo, trato de doenças e predadores; colheita e comercialização dos produtos; bem como, explicou sobre como ocorreu e se mantém a certificação da propriedade como orgânica, a partir da produção de produtos orgânicos e o equilíbrio entre todos os elementos da propriedade. Darcieli relatou que todo o trabalho na propriedade é realizado pela família, ou seja, ela, o pai e a mãe, dizendo que é realizada com o trabalho que faz, sendo seu objetivo maior a entrega de um produto de qualidade para os clientes, visto que a produção é toda comercializada diretamente para o consumidor final.

Num último momento, foi realizada uma amostra dos produtos orgânicos produzidos na propriedade, que incluem: verduras, hortaliças, frutas, mudas de plantas (chás e ervas), feijão, milho, farinha de milho, melado, massa de tomate, geléias, dentre outros. A visita foi finalizada com a degustação de um café colonial e a venda de produtos aos estudantes.