IFPR Visita Fábrica de Papel em Quedas do Iguaçu e Aprende Sobre Produção Responsável – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR QUEDAS DO IGUAÇU

Nesta sexta-feira (24/03), um grupo de alunos do curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), acompanhados pelos professores Flávio, Vivian, Silvana e Vladson, visitou a fábrica de papel Ibersul, localizada na cidade de Quedas do Iguaçu. Durante a visita, os estudantes puderam ver de perto todo o processo de fabricação e reutilização do papel, e aprender sobre a importância da sustentabilidade na produção industrial.

A Ibersul é uma empresa preocupada com a minimização do impacto ambiental e a reutilização dos materiais em sua produção. Durante a visita dos alunos do IFPR, foi possível observar de perto as práticas sustentáveis adotadas pela fábrica. A empresa realiza o processo de reutilização de papel já utilizado, recolhido em empresas e residências da região, para ser processado na fábrica. Além disso, a Ibersul utiliza tecnologias que permitem reduzir o consumo de água e energia elétrica durante o processo de produção de papel.

Os estudantes do IFPR foram recebidos pelos colaboradores Geslaine e Gilberto da fábrica, que os guiaram por todas as etapas do processo de produção de papel. Eles puderam observar o corte das árvores, o transporte da madeira, a produção da polpa, a secagem e a prensagem do papel, além da etapa de reutilização de papel já utilizado.

Ao final da visita, os alunos puderam tirar dúvidas e fazer perguntas aos colaboradores da fábrica e aos professores Flávio, Vivian, Silvana e Vladson, o que permitiu que eles aprofundassem seus conhecimentos sobre o processo de produção de papel e seu impacto ambiental. Para os estudantes, a experiência foi muito enriquecedora e serviu como um complemento importante à sua formação acadêmica na área de meio ambiente e sustentabilidade.

Para os alunos do curso técnico em meio ambiente, uma das partes mais interessantes da visita foi a observação do processo de reutilização do papel já utilizado, que é recolhido em empresas e residências da região para ser processado na fábrica. Esse processo de reutilização permite que o papel seja reaproveitado, evitando assim que seja descartado no meio ambiente.

A iniciativa da visita à Ibersul pelos professores do IFPR teve como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes, mostrando-lhes a importância da sustentabilidade na produção industrial e como o setor pode ser desenvolvido de forma responsável e ecologicamente correta. Essas práticas sustentáveis adotadas pela Ibersul são muito importantes não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a imagem e reputação da empresa no mercado.

Espera-se que iniciativas como essa possam inspirar outras empresas a adotarem práticas mais responsáveis e sustentáveis em suas operações, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e consciente.