Aulas de Espanhol promovem campanha educativa para prevenir as violências contra a mulher – Campus Quedas do Iguaçu

Ao longo do primeiro bimestre do ano letivo de 2021, nas turmas de Espanhol do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Quedas do Iguaçu, foi desenvolvido o projeto: CAMPANHA DE EDUCAÇÃO SOCIAL PARA A PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER. Foram trabalhadas as seguintes temáticas: violência psicológica, verbal, sexual, física, moral e patrimonial.

Os alunos foram estimulados a fazerem pesquisa pública de opinião por meio do Google Forms, aplicar os dados encontrados na produção de um curta-metragem, integralmente em espanhol, a fim de não só sensibilizar o público em geral sobre o tema, mas também ajudar mulheres nessas condições a se libertarem de violências por meio da denúncia aos órgãos competentes. Dessa maneira, foi solicitado aos alunos um projeto técnico e linguístico de criatividade e criticidade ao tratar da temática. Por fim, eles precisavam produzir um relatório que registrassem suas atuações e as etapas no projeto, bem como uma autoavaliação para sua formação básica.

De fato, os alunos apontaram contentamento ao produzir esse trabalho na disciplina de Espanhol, já que permitiu ultrapassar os limites da sala de aula. “Este trabalho foi uma ótima experiência para que tenhamos conhecimento sobre estes assuntos e possamos tomar cada vez mais cuidado e empatia com as pessoas. Foi possível entender que a violência contra a mulher não é somente apanhar de um homem, ou ser abusada e/ou assediada, mas sim que pode ocorrer de várias outras maneiras”, relataram as alunas Daniela Baldin e Rafaella Alves.

Nesse sentido, acreditamos que todo projeto educacional precisa favorecer sua aplicação e funcionalidade na sociedade. Estudamos línguas estrangeiras, em especial a Língua Espanhola, para ampliar nosso conhecimento do e sobre o mundo, diz o professor do Campus Avançado Quedas do Iguaçu Charles Tavares. Além disso, em consonância com Jordão (2006, p. 27), estudamos línguas estrangeiras para que estejamos prontos para, “através da construção dessa consciência crítica, compreender melhor o que nos leva a agir como agimos, e principalmente perceber as possibilidades que temos para mudar aquilo com o que não estamos satisfeitos”.

Por isso, defendemos em nossas aulas de Língua Espanhola que o reconhecimento e o respeito irrestrito de todos os direitos da mulher são condições indispensáveis para seu desenvolvimento individual e para a criação de uma sociedade mais justa, solidária e pacífica. Afinal, as violências em que vivem muitas mulheres da América (e do mundo), sem distinção de raça, classe, religião, idade ou qualquer outra condição, é uma situação generalizada que precisa ser refletida e transformada. Entender isso, levou-nos a crer que nossas aulas precisavam analisar esse conteúdo temático em outros países hispano-falantes, a fim de produzir um trabalho final que atuasse ativamente em nossas percepções locais, buscando intervir no problema da violência contra a mulher em nosso país, afirmou Charles.

Foi estudado, pois, que o respeito irrestrito aos Direitos Humanos foi consagrado na Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o que foi reafirmado em outros instrumentos internacionais e regionais. Dessa forma, a violência contra a mulher constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Sendo assim, concluímos que nossas aulas de línguas, especialmente de Língua Espanhola, precisa continuar refletindo e gerando impactos na sociedade, enfatizou o professor.

Visando a divulgar práticas positivas em aulas de língua estrangeira, foi criada uma Comissão Avaliativa para definir critérios que possibilitassem a escolha de um vídeo modelo, produzido pelos alunos das duas turmas de Espanhol 2021 do campus, a partir de cada uma das temáticas estudadas. Fizeram parte dessa comissão o professor da disciplina de Espanhol do campus, Charles Nascimento Tavares, o professor da área técnica Odair Moreira de Souza, bem como a aluna do 3º ano Luiza Morosini, que atua ativamente no Jornal InForma, e os seguintes alunos representantes de turma do 1º ano: Augusto Pauli, Kássia Bresciani, Rafaella Stasczevski e Renan Augusto Masaro.

Queremos, portanto, divulgar uma mostra dos incríveis e necessários trabalhos executados e, inclusive, parabenizar igualmente nossas atuais duas turmas de Espanhol do Médio Técnico em Informática 2021. Vocês todos merecem nossos agradecimentos e elogios! Sem vocês, nada disso seria possível.

Corta-metraje sobre Violencia Psicológica – Trabajo español primero año Informática

Corta-metraje sobre Violencia Patrimonial – Trabajo español primero año Informática

Corta-metraje sobre Violencia Moral – Trabajo español primero año Informática

Corta-metraje sobre Violencia Física – Trabajo español primero año Téc. Informática