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Campus Avançado Quedas do Iguaçu recebe visita da APAE

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No dia 25/08/23 o campus avançado Quedas do Iguaçu recebeu a visita de um grupo de estudantes e professoras da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu. A visita foi promovida pelo NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à inclusão, o respeito e a valorização das pessoas com deficiência, além de fazer parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.

Os estudantes e professoras da Educação de Jovens e Adultos da APAE puderam participar de atividades desenvolvidas por alguns projetos do campus, bem como pelo NAPNE. Dessa forma, foram propostas atividades nos projetos “Microscopia” e “Coleções Biológicas”, coordenados pelo professor  Flávio Endrigo Cechim, em que os estudantes e professoras puderam realizar observações nos microscópios de insetos, plantas, além de conhecer espécies catalogadas no campus. No projeto “Robótica”, coordenado pelo professor João Paulo Ganhor, os estudantes e professoras tiveram o conhecimento da construção de robôs e seu funcionamento, havendo demonstração dos mesmos em atividade. Por fim, no espaço reservado ao NAPNE, com mediação da coordenadora Daniela Skrowonski, o núcleo foi apresentado de forma breve aos estudantes e professoras, assim como foi realizada a contação de história e atividade com tinta que resultou em duas telas, sendo uma delas entregue à APAE, como presente, e outra que ficará exposta no campus. Também houve oficina de Braille com a professora de educação especial do campus, Jaqueline Ganassoli Ferreira. Como atividade de encerramento, houve a apresentação da banda do campus e uma dança, proposta pelo NAPNE, a fim de integração, descontração e envolvimento dos estudantes e professoras da APAE com os estudantes e servidores do campus. 

O NAPNE, por meio de parceria realizada com a APAE, ainda visa realizar atividades na instituição, a fim de conhecimento do trabalho realizado, integração entre estudantes e servidores, e, sobretudo, sensibilização em relação às pessoas com necessidades específicas, buscando uma cultura inclusiva, de valorização e respeito.