Campus Celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com Roda de Conversa e Oficina de LIBRAS – Campus Quedas do Iguaçu

COMUNIDADE

Campus Celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com Roda de Conversa e Oficina de LIBRAS

Publicado em

Copiado!

Dia 21 de setembro é reconhecido como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil. Essa data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de oportunidades, o respeito e a valorização da diversidade. O NAPNE promoveu uma roda de conversa sobre o tema CAPACITISMO, guiado pela psicóloga do campus, Ana Paula Siqueira, com o objetivo de promover um momento para reflexão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e para promover ações que contribuam para uma sociedade mais inclusiva e acessível. Segundo a psicóloga, o capacitismo é a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência, seja física, mental, ou de qualquer outra forma, e que, portanto, precisamos ser conscientes de nossas ações e palavras, pois mesmo pequenas atitudes podem perpetuar o capacitismo. É fundamental que todos nós trabalhemos juntos para desconstruir estereótipos, promover a igualdade e garantir que cada indivíduo seja tratado com respeito e dignidade, independentemente de suas habilidades ou limitações.

O NAPNE também organizou uma oficina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com o objetivo de sensibilizar os servidores e estudantes para as questões ligadas à surdez e promover a compreensão da cultura e comunidade surda, o respeito pela diversidade linguística e cultural, promovendo uma sociedade mais inclusiva, tolerante e igualitária. Nossos agradecimentos especial a profissional convidada que conduziu com maestria a oficina, Ivanir da Costa Veronez. 

Topo