Estudantes do IFPR Quedas do Iguaçu marcam presença e apresentam novidades no 20º Latinoware e FICiência em Foz do Iguaçu – Campus Quedas do Iguaçu

LATINOWARE

20º Latinoware e FICiência em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, Brasil – O Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, também conhecido como Latinoware, celebrou sua 20ª edição nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Quedas do Iguaçu não poderia faltar esse evento de grande importância. Uma caravana composta por 47 estudantes e 3 servidores do campus aéreo até Foz do Iguaçu para participar desse encontro que promove uma discussão sobre software livre e inovações tecnológicas na América Latina.

Durante o evento, os estudantes do IFPR Quedas do Iguaçu tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações de trabalhos de grande relevância, Talkshows, Fóruns e conhecer diversas empresas da área de tecnologia. Essa introdução no mundo da tecnologia e inovação estimulou o desenvolvimento de ideias que poderão ser aplicadas em projetos futuros no IFPR.

Destacando-se entre as apresentações, a estudante Laura Silvestrin representou o IFPR Quedas do Iguaçu com a apresentação do trabalho intitulado “Lillac: Uma aplicação web destinada à busca de serviços especializados para pessoas com deficiência.” Esse projeto demonstra o compromisso da instituição em desenvolver soluções que beneficiem a sociedade, especialmente as pessoas com deficiência.

Além da Latinoware, os estudantes tiveram a oportunidade de participar da FICiência, uma importante feira voltada para a área de pesquisa no ensino básico. Essa experiência complementar permitiu que os jovens pesquisadores ampliassem seus horizontes e compartilhassem conhecimentos com outros entusiastas da ciência.

O IFPR Quedas do Iguaçu também agradece à Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu, que contribuiu para a participação no evento disponibilizando um ônibus para o deslocamento até Foz do Iguaçu e oferecendo apoio durante toda a estadia.

A Latinoware e a FICiência não apenas fortaleceram a cultura da inovação no IFPR Quedas do Iguaçu, mas também forneceram uma valiosa experiência de aprendizado e networking para os estudantes, preparando-os para um futuro no mundo da tecnologia e pesquisa.