Notícias

IFPR- Quedas do Iguaçu realiza Mostra de Arte e de Cultura Hispânica

Publicado em

Nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, foi realizada a Mostra de Arte e de Cultura Hispânica no IFPR, campus Quedas do Iguaçu. O evento promovido pela professora Juliana Matta e pelo professor Charles Tavares buscou divulgar trabalhos construídos ao longo do ano por nossos alunos, recebendo pais, responsáveis e alunos egressos.

O NAC – Núcleo de Arte e Cultura, cumprindo seu papel de fomentar a formação, a difusão e a articulação das produções artístico-culturais, possibilitou que os estudantes compartilhassem, por meio desse evento, suas produções executadas tanto no Projeto Ateliê, quanto no Projeto de Pesquisa Cênica, ambos coordenados pela professora Juliana, bem como que fossem expostos os trabalhos de Espanhol produzidos a partir das investigações do Projeto Protagonismo Juvenil, coordenado pelo professor Charles.

A turma 1A apresentou “A tentativa de um natal perfeito”, refletindo sobre papéis sociais e expectativas que os outros projetam sobre os familiares. Já a 1B apresentou a peça “Faroeste urbano”, que refletiu sobre o racismo estrutural. Por fim, o Grupo de Pesquisa Cênica apresentou as relações do teatro com a tecnologia, encenando o espetáculo “Tela cheia, coração vazio”. Esta apresentação refletiu sobre a maneira como utilizamos o celular e as redes sociais.

Com relação à exposição de Cultura Hispânica, que divulgou trabalhos construídos dentro da disciplina de Língua Espanhola, foram compartilhados biografias, produções e contribuições acerca de várias personalidades hispanofalantes, tais como: Frida Kahlo (México), Pablo Picasso (Espanha), Pablo Neruda (Chile), Quino (Argentina), Miguel Cervantes (Espanha), Shakira (Colômbia), Camila Cabello (Cuba), Diego Maradona (Argentina), Rigoberta Menchú (Guatemala), Roberto Bolaños (México) e outros. Complementa o professor, “essas personalidades foram estudadas para construir referências e reflexões, reconhecendo grandes nomes que marcam gerações no mundo todo”.

A professora Juliana defendeu: “é muito importante a promoção desta iniciativa tanto por valorizar e reconhecer as produções artísticas de nossos alunos, como também para recebermos a comunidade em geral”. Segundo o professor Charles, “no campo dos estudos de língua e de cultura, esta ação de valorização dos trabalhos de nossos estudantes reforçou a correlação entre as pesquisas desenvolvidas no Projeto Protagonismo Juvenil, que investiga a realidade cultural do Mundo Hispanofalante, e os conteúdos ministrados na disciplina de Língua Espanhola”.