Inspiração Ambiental na Visita à Empresa EVOTELHAS: Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Promovem Conscientização sobre Reciclagem – Campus Quedas do Iguaçu

No último dia 15 de agosto, um grupo de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, em conjunto com alunos da Escola Municipal Quintino Bocaiúva, realizou uma enriquecedora visita técnica à renomada empresa EVOTELHAS, localizada em Guarapuava. O objetivo dessa visita foi ir além de uma simples explanação sobre a fabricação de telhas, pois representou um compromisso mútuo de conscientização e estímulo à prática da reciclagem.

A EVOTELHAS, empresa que se destaca por sua inovação e compromisso ambiental, tem a singularidade de utilizar partes de embalagens tetrapak – as quais incluem recipientes de leite, suco, milho e diversos outros produtos – na confecção de suas telhas. A visita proporcionou aos estudantes uma vivência completa do processo de fabricação, desde a minuciosa separação das fibras de papel até a etapa de inspeção, onde possíveis imperfeições são identificadas e corrigidas.

Além do caráter técnico da visita, as palestras ministradas ressaltaram a importância crucial da separação adequada de resíduos, além da relevância da reutilização e reciclagem na construção de um futuro mais sustentável. A responsabilidade de cada indivíduo dentro desse ciclo foi enfatizada, reforçando que nossas ações cotidianas têm um impacto direto nas questões ambientais.

Ao final da visita, os estudantes foram desafiados a exercitar sua criatividade e pensar em soluções para desafios ainda não solucionados, como o aproveitamento das fibras celulósicas misturadas a fragmentos plásticos que, até o momento, são descartados pela empresa.

A gratidão foi manifestada pelo IFPR e pelo Curso Técnico em Meio Ambiente, não apenas à Escola Quintino Bocaiúva por viabilizar a colaboração, mas também à prefeitura, que disponibilizou os meios de transporte, e à equipe da EVOTELHAS, cuja calorosa recepção tornou a visita ainda mais enriquecedora.

Como provocação para a reflexão, fica a pergunta: você já parou para imaginar quantas embalagens tetrapak são necessárias para produzir uma telha de apenas 6 mm? E quantas delas você descarta no ambiente todos os meses? Cada embalagem descartada é uma oportunidade perdida de transformar resíduos em recursos valiosos.

Nessa jornada de conscientização, a visita à EVOTELHAS serve como um lembrete inspirador de que inovação, responsabilidade ambiental e educação são os pilares para um futuro sustentável.